Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Valor repassado a Santas Casas pelo Governo de SP terá aumento de até 4 vezes

Nesta semana, durante uma cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, anunciou que o governo está criando a Tabela SUS Paulista, que aumentará os repasses para as Santas Casas do estado. Na entrevista, ele enfatizou a defasagem da tabela nacional.

Saiba mais detalhes do anúncio feito na última segunda-feira (28).

Maior financiamento para Santas Casas e reajuste em procedimentos de saúde

De acordo com o secretário, a proposta é adicionar um novo montante ao valor nacional por meio de recursos do tesouro estadual. Os reajustes poderão chegar a 400% como é o caso dos partos normais, que hoje recebem recebem R$ 443,40 pelo SUS e, com a nova tabela, passarão a receber R$ 2.227.

A expectativa é que o novo modelo entre em vigor no ano que vem. “É o primeiro grande passo estrutural que estamos dando na Saúde. Não dá para ficar esperando o reajuste nacional. São Paulo sempre conduziu, sempre foi exemplo e vai ser mais uma vez”, disse Paiva.

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a Tabela SUS Paulista “é mais uma ferramenta para combater o subfinanciamento da saúde”. “Ela vai nos permitir atacar outras frentes, como a questão da atenção básica, medidas que vamos anunciar oportunamente”, completou.

Além disso, Tarcísio também afirmou em 2024 será implementado uma loteria para auxiliar no financiamento das Santas Casas do estado. Vale pontuar que o novo modelo parte de uma reclamação de entidades filantrópicas de que os valores pagos pelo governo federal pela tabela do SUS são baixos.

Ademais, em muitos casos, os hospitais são obrigados a procurar outras fontes de renda para fechar as contas. É nesse sentido que surge a proposta do governo. O anúncio foi feito na comemoração dos 60 anos da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas).

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Governo do Estado de SP