Uso do WhatsApp em ambiente de Trabalho: Quais as complicações?

O aplicativo WhatsApp tornou-se muito importante para facilitar a comunicação entre as pessoas, praticamente todas as empresas fazem uso do app em seu ambiente de trabalho, mas para fins profissionais, apenas alguns funcionários estão autorizados a utilizar tal ferramenta no dia a dia.

O uso do aplicativo WhatsApp Messenger se tornou viral em todo o planeta, esta tecnologia permite a troca de mensagens entre usuários, não importando a distância entre eles, suas funções são o grande atrativo, envio de imagens, vídeos e mensagens de áudio sem nenhum custo ao usuário.

Podemos dizer que é um grande avanço para os meios de comunicação, porém é uma questão bastante delicada quando se trata de relações de trabalho, grupos criados pelos funcionários, fotos compartilhadas e vídeos de dentro da empresa, agressões verbais entre funcionários e entre outros problemas que podem ser gerados pelo mau uso do WhatsApp.

Quais problemas de usar o aplicativo WhatsApp para resolver questões de trabalho?

O aplicativo de mensagens pode gerar algumas complicações no ambiente de trabalho por seu mau uso, pelo fato de nem todos os funcionários utilizarem o app para questões de trabalho e é comprovado que isso faz que o funcionário não desempenhe sua função de forma correta, gerando um desvio de atenção para conversas no mensageiro.

Porém algumas empresas adotam o uso apenas para resolver as questões de trabalho, porém como citamos antes, o mau uso do aplicativo pode gerar problemas graves no ambiente de trabalho como o assédio aos funcionários através do aplicativo, pois o empregador, supervisor ou encarregado terá acesso ao número de contato dos demais funcionários e isso pode passar do limite profissional e entrar na área pessoal.

A criação de grupos do WhatsApp entre funcionários das empresas é uma forma de comunicação rápida e repasse de informações importantes, porém uma má conduta de algum integrante do grupo pode acarretar complicações no trabalho.

Pode acontecer de algum funcionário se referir a empresa de forma agressiva e ofendendo a mesma ou então desrespeitando seus superiores através de falas ofensivas, isso poderá gerar uma justa causa através de ações trabalhistas contra a má conduta do funcionário por usar o aplicativo WhatsApp Messenger.

Apesar de aplicativos como WhatsApp e Hootsuite serem um avanço na tecnologia de comunicação entre pessoas, o uso em ambiente de trabalho tem que ser levado à sério, deve haver respeito, atenção e seriedade, o mensageiro ainda é vetado por muitas empresas na tentativa de evitar contendas, discussões, ofensas e assédios.

Entretanto, o aplicativo se torna um pouco viciante para muitos funcionários que fazem uso do mensageiro, muitas empresas vetam o uso.

Fora lidar com assuntos profissionais durante o expediente, sabemos que usar o aplicativo para questões pessoais vai de encontro aos interesses da empresa.

As tais distrações do colaborador nas execuções de suas tarefas pode causar problemas aos mesmo com advertências de seu supervisor e uma futura justa causa por parte da empresa contra o colaborador.

Como usar corretamente o WhatsApp no ambiente de trabalho?

Para empresas que não proíbem o funcionário ou colaborador de entrar com seu aparelho móvel no local de trabalho, pois pedem o acesso ao número de contato do colaborador para comunicações no ambiente da empresa, é necessário que o colaborador utilize o seu aparelho apenas para fins profissionais pelo menos enquanto está na empresa.

Para utilizar de forma correta o WhatsApp no seu ambiente de trabalho é preciso tomar algumas precauções como:

Cuidado ao criar ou entrar em grupos de funcionários da empresa: A maioria dos colaboradores criam grupos e adicionam outros para repasse de informações entre eles, porém podem ser compartilhadas imagens e vídeos indesejáveis, ofensas e etc, que podem gerar problemas graves.

Não discuta assuntos diferentes do seu trabalho: Sabemos que pode ser um pouco difícil não tratar de outros assuntos com algumas pessoas, entretanto é bom evitar ao máximo conversas irrelevantes, principalmente em grupos de muitos colaboradores para não perder o foco no trabalho e passar uma imagem de mau uso da ferramenta.

Sempre fique atento ao vazamento de informações pessoais: Caso você faça parte de algum grupo em seu ambiente de trabalho e que o principal foco deste é apenas repasse de informações profissionais, evite conversas com outros funcionários sobre assuntos que não estejam relacionados a empresa, evite fofocas ou alguma atividade proibida dentro da empresa, pois suas informações pessoais podem ser compartilhadas através de prints e imagens ocasionado problemas maiores.

Deixe em modo silencioso seus grupos e contatos: Evite deixar o som ligado do seu aparelho, poderá passar uma péssima imagem se estiver ao lado de seus superiores ou em uma sala fechada com outros colaboradores.

Pratique o respeito e seja profissional: Sempre seja direto nos assuntos da empresa e de seu ambiente de trabalho, respeite os demais funcionários, fale somente o que seja necessário e evite assuntos irrelevantes.

Sou obrigado a usar meu WhatsApp pessoal para o trabalho?

Apesar do aplicativo ser uma ferramenta de comunicação, cada pessoa utiliza para seu uso pessoal e utilizar o seu WhatsApp para o trabalho será apenas sob condição das duas partes, entretanto, se for uma condição no contrato de trabalho o colaborador será obrigado a repassar seu contato, porém não será obrigado a responder caso seja adicionado em grupos da empresa. 

Continue conosco, em breve traremos novas publicações aqui no Blog.