Uber anuncia demissão em massa de funcionários
Na quarta-feira (21), a Uber anunciou sua intenção de dispensar 200 colaboradores de seu departamento de contratação. Essa medida faz parte do plano da empresa de manter uma quantidade estável de funcionários enquanto busca reduzir custos. Durante o início da pandemia de covid-19, em 2020, a Uber já havia reduzido sua equipe em 17%.
No entanto, seus cortes foram consideravelmente menores em comparação com sua principal concorrente nos Estados Unidos, a Lyft. A Lyft realizou pelo menos três demissões em massa desde o ano passado, sendo que a última resultou na dispensa de 1,2 mil funcionários, o equivalente a 26% de sua força de trabalho total.
Entenda o motivo
A dispensa de colaboradores está alinhada com a estratégia da empresa de manter uma força de trabalho estável enquanto busca reduzir custos, uma vez que enfrenta desafios contínuos para manter sua posição líder.
Consequentemente, essa ação resultará em uma redução de 35% do pessoal encarregado do recrutamento da Uber, impactando menos de 1% do número total de funcionários em sua equipe global, que atualmente é composta por 32.700 colaboradores.
Além disso, essa é a segunda demissão que ocorre na empresa em 2023. No início deste ano, a Uber demitiu 150 funcionários que trabalhavam na divisão de serviços de frete.
Entretanto, mesmo com as demissões em massa, a empresa deixa claro que já estava para registrar um lucro operacional este ano. Ou seja, ela está conseguindo sustentar o trabalho estável mesmo com o desligamento da equipe.
A relação com a publicidade
Ainda com o intuito de implementar medidas para reduzir custos e impulsionar seus ganhos, a empresa recentemente divulgou sua decisão de incluir anúncios em vídeo em todos os seus aplicativos.
Durante o anúncio dessa novidade, Mark Grether, vice-presidente e gerente geral da divisão de publicidade da Uber, afirmou que a empresa tem como meta arrecadar US$ 1 bilhão em receita publicitária até 2024.
Assim como para muitas empresas, especialmente no mercado online, a publicidade desempenha um papel crucial em termos financeiros, pois é uma área que gera lucros significativos.
Imagem: Reprodução/Freepik