Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Turistas internacionais preferem São Paulo ao invés do Rio de Janeiro? Saiba mais

Em 2022, foi observada uma discrepância significativa no número de pousos e decolagens internacionais entre os aeroportos de Guarulhos e Galeão. Guarulhos registrou aproximadamente 59 mil voos desse tipo, enquanto o Galeão, que está sendo cada vez menos utilizado, teve apenas 14 mil. Saiba mais!

Voos internacionais e nacionais

No que diz respeito ao turismo internacional, o estado de São Paulo recebeu cerca de um milhão e meio de visitantes estrangeiros ao longo do ano, um número pouco mais que o dobro do estado do Rio. No entanto, a diferença no número de voos internacionais que chegam às capitais dos dois estados é muito maior.

Enquanto o aeroporto de Guarulhos registrou aproximadamente 60 mil pousos e decolagens internacionais em 2022, o Galeão mostra o contraste com apenas 14.6 mil. Já em viagens domésticas, as aeroportos de São Paulo lideraram 2022. Após Guarulhos, com 173 mil decolagens, Congonhas registrou 144 mil operações desse tipo, seguido por Viracopos, em Campinas, com 113 mil.

O aeroporto Santos Dumont ficou em quinto lugar, com 94 mil decolagens para destinos nacionais. Já o aeroporto internacional do Rio, o Galeão, ficou em décimo quinto lugar, com 25 mil decolagens domésticas realizadas no ano passado.

Melhor cidade do mundo?

No ranking anual World’s Best Cities, realizado pela empresa de consultoria em turismo Resonance Consultancy, São Paulo foi eleita a melhor cidade brasileira do mundo, ficando em 33º lugar e superando o Rio de Janeiro, que ficou em 59º.

A capital paulista foi valorizada por sua diversidade cultural, graças às suas vibrantes comunidades de imigrantes. Além disso, ganhou destaque pela riqueza gastronômica, representada por uma variedade de restaurantes, e por sua intensa programação cultural.

Segundo o ranking, as dez melhores cidades do mundo são:

10º – Amsterdã, Países Baixos;
9º – Singapura;
8º – Madrid, Espanha;
7º – Roma, Itália;
6º – Barcelona, Espanha;
5º – Dubai, Emirados Árabes;
4º – Tóquio, Japão;
3º – Nova Iorque, EUA;
2º – Paris, França;
1º – Londres, Reino Unido.

Imagem: Reprodução/Brasilturis