Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Trânsito em SP teve melhora? Confira o números dos últimos anos

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o índice de lentidão de toda a cidade de São Paulo, ou seja, 20 mil km de vias, foi 25% menor em relação ao mesmo mês de 2019, o último ano antes da pandemia. Já a lentidão média deste ano (327 km), até o momento, está 32% menor do que em 2019.

Saiba mais detalhes sobre o trânsito na maior cidade do país.

Números anteriores à pandemia ainda não foram registrados no trânsito paulistano

Está cansado de passar horas e horas no trânsito da cidade de São Paulo? No entanto, a lentidão nas ruas da capital já foi muito mais intenso nos anos anteriores aos da pandemia de covid-19. Nesse sentido, os novos modelos de trabalho são algumas das causas do trânsito mais tranquilo.

De acordo com um estudo da LCA Consultores, empresa especialista em análises de economia, o trânsito diminuiu todos os dias da semana, mas em especial às segundas, quintas e sextas-feiras. Entre as causas, está o crescimento do trabalho em modelos home office e híbrido, além da flexibilidade das jornadas.

Ademais, o estudo ainda indica uma diminuição no número de passageiros em estações de ônibus e metros entre os anos de 2019 e 2023. A adoção de meios de transportes alternativos, como bicicletas, pode ser outro motivo para esse cenário observado.

A designer de produto Carolina Naomi, de 24 anos, já não trabalha mais presencialmente todos os dias. “Antes, eu não me importava de pegar ônibus e metrô mesmo no fim de semana, mas como isso não faz mais parte do meu dia a dia, parece muito mais trabalhoso pegar o transporte público”, explicou.

Outro caso é do Augusto Biason, servidor público de 29 anos, que passou a se locomover com bicicleta. “Na pandemia, para evitar o transporte público, comecei a ir de bicicleta. Foi vantajoso. Demoro um pouco menos para chegar ao trabalho. E achei benéfico colocar uma atividade física no dia a dia”, conta.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Unsplash