Blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias
Consumo de energia

Tele trabalho e consumo de energia elétrica, como não afetar a conta de luz?

Para muitos, tele trabalho é sinônimo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, isso pode se traduzir em maior consumo de eletricidade em casa.

Daremos algumas dicas para que você possa evitar o aumento da sua conta de luz.

Em 2021, trabalhar em casa é uma realidade em que quase ninguém acreditaria há alguns anos. As consequências da pandemia do COVID-19 mudaram muitas coisas em nossa vida diária e o tele trabalho é uma delas.

Passar mais tempo em casa implica em uma série de benefícios, como maior flexibilidade de tempo, poder ficar mais tempo com a família ou redução significativa em viagens, mas também acarreta despesas maiores. Por isso lhe perguntamos: você acha que sua conta de luz aumentou por esse motivo?

Para muitos, tele trabalho é sinônimo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Também nos permite aproveitar ao máximo o nosso tempo livre, não tendo que usá-lo em viagens longas ou comendo fora de casa. No entanto, esses mesmos pontos a favor se traduzem em maior consumo de energia elétrica em casa.

Algumas das recomendações para mudar isso

  • Aproveite a flexibilidade que o tele trabalho oferece

Mantenha o seu horário normal de trabalho, para não exceder o seu consumo de energia, aproveitando as horas de mais luz e melhor temperatura.

Planeje o preparo das refeições nos horários em que sua tarifa de energia elétrica é mais econômica, caso tenha uma tarifa de energia onde o preço mude de acordo com a hora do dia.

O mais importante é ser organizado e ao mesmo tempo flexível para se adaptar às características do nosso meio ambiente tanto no verão como no inverno, para evitar o uso excessivo de luz, ar condicionado ou aquecimento.

  • Melhorar a eficiência energética

Passar mais tempo em casa significa usar mais eletrodomésticos, e isso é uma realidade. Portanto, antes de ignorar seu consumo de eletricidade ou restringir seu uso, recomendamos:

Melhorar a eficiência energética dos seus eletrodomésticos para que a sua conta de luz não aumente. Escolha dispositivos com eficiência energética e lâmpadas LED ou de baixo consumo. Certamente você tem pensado nos benefícios que pode ter com a substituição de lâmpadas velhas e entendemos a preguiça ou o gasto extra, mas… que hora melhor do que fazer isso agora? Garantimos que, com um pequeno investimento inicial, o retorno será quase imediato.

Evite o consumo fantasma, desconectando todos os aparelhos que, apesar de conectados à rede, não estão sendo usados.

Outra vantagem do tele trabalho é a conexão que estamos desenvolvendo com nossas casas. Passaram de locais de abastecimento e descanso a espaços de trabalho, lazer e reunião, tornando-se até ginásios improvisados! Portanto, se você trabalha à distância, é muito importante saber bem qual a tarifa de energia elétrica ideal, qual contratou e se o seu consumo está sendo compatível com ela. Este ponto, que parece óbvio, foi amplamente ignorado em tempos anteriores.

Muitos de nós, por levar uma vida mais ativa fora de casa, e tendíamos a acreditar que o gasto e o uso de eletricidade valiam a pena. Errado!

As chaves para que o consumo de eletricidade não dispare com o tele trabalho são:

  1. Leve em consideração a discriminação horária de sua tarifa, utilizando horários fora de pico para concentrar as atividades com maior consumo de energia.
  1. Analisar os hábitos e rotinas de consumo em casa. É a melhor forma de pagar menos na fatura de luz
  1. Manter a temperatura constante entre: 20º e 25º C, utilizando aquecimento e ar condicionado apenas quando necessário.