Técnico em estética: saiba o que faz e quanto ganha um profissional da área
No mundo atual, em que a busca por bem-estar e cuidados com a aparência se tornou uma prioridade para muitas pessoas, o campo da estética tem ganhado destaque. Dentre os profissionais que atuam nesse setor, o técnico em estética desempenha um papel fundamental, oferecendo diversos tratamentos e procedimentos estéticos.
São profissionais responsáveis por auxiliar ou até mesmo executar procedimentos não invasivos nos pacientes, utilizando equipamentos específicos como aparelhos de radiofrequência, laser, luz pulsada e ultrassom, entre outros.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre essa profissão, suas responsabilidades e tudo o que você precisa saber. Leia mais!
Habilidades e responsabilidades do técnico em estética
Um técnico em estética é um profissional capacitado para realizar diferentes tratamentos estéticos em seus clientes, visando a melhoria da aparência e o bem-estar geral. Entre suas habilidades, destacam-se a capacidade de avaliar o tipo de pele e indicar os melhores procedimentos e aplicar tratamentos como: massagens terapêuticas, drenagem linfática, depilação, tratamentos faciais, etc.
Além de executar os procedimentos estéticos, os técnicos em estética devem possuir conhecimento sobre produtos e cosméticos, sendo também responsáveis por fornecer informações sobre os cuidados pós-tratamento, orientando seus pacientes sobre hábitos que podem auxiliar na manutenção dos resultados obtidos.
Os técnicos em estética podem trabalhar em clínicas de estética, salões de beleza, spas, centros de bem-estar ou até mesmo abrir negócio próprio. A demanda por esses profissionais tem aumentado significativamente nos últimos anos, impulsionada pelo desejo de melhorar a aparência física.
A remuneração de um técnico em estética
Assim como em qualquer profissão, a remuneração pode ser influenciada pela demanda de mercado e pela qualificação do profissional. Aqueles que investem em cursos de aperfeiçoamento, especializações e possuem uma boa carteira de clientes podem ter um aumento significativo em seus ganhos.
Entretanto, no Brasil, o salário de um técnico em estética varia de R$ 1.500 a R$ 4.000 mensais. O valor pode variar de acordo com diversos fatores, como a região geográfica, a experiência do profissional, o local de trabalho (clínica, salão de beleza, spa, etc.) e a clientela atendida.
Embora a remuneração possa variar de acordo com diversos fatores, essa tem sido uma carreira que oferece boas oportunidades de crescimento e ganhos financeiros. Mas aqueles que buscam se especializar e acompanhar as tendências do setor são os que têm grandes chances de sucesso e reconhecimento na área.
Imagem: Reprodução/Freepik