Spotify anuncia demissão de 200 funcionários
Com menos de seis meses após a demissão de 600 cargos, o aplicativo sueco líder de streaming musical, Spotify, deu início a sua “nova fase” na “estratégia podcast”, após investimentos significativos feitos nos últimos anos.
Nesta segunda-feira (5), o Spotify, líder em plataformas de áudio, anunciou a demissão de 200 funcionários, o que corresponde a 2% de sua equipe, ligados à área de podcasts.
“Estamos expandindo nossos esforços de parceria com os principais podcasters de todo o mundo com uma abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador. No entanto, fazer isso requer adaptação. Nos últimos meses, nossa equipe de liderança sênior trabalhou em estreita colaboração com o RH para determinar a organização ideal para este próximo capítulo. Como resultado, tomamos a difícil, mas necessária decisão de fazer um realinhamento estratégico de nosso grupo e reduzir nossa vertical global de podcast e outras funções em aproximadamente 200 pessoas, ou 2% da força de trabalho do Spotify”, explicou Sashar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify, em comunicado oficial.
Em 2019, ao comprar a Parcast e a Gimlet Media, o Spotify deu início aos seus investimentos no segmento de podcasts e conteúdos exclusivos.
Como vão os negócios
Juntamente com o anúncio das demissões, a empresa também compartilhou informações sobre o desempenho de seu segmento de podcasts.
A receita gerada por anúncios em podcasts no serviço de streaming registrou um “crescimento de dois dígitos de 2021 para 2022”. Contudo, apesar do rápido crescimento, o grupo registrou prejuízos nos últimos anos.
No primeiro trimestre deste ano, a plataforma conquistou a marca de 515 milhões de usuários ativos, o que representa um acréscimo de 22% em comparação ao ano anterior.
O segmento de podcasts
Embora seja um líder histórico no streaming legal de música, o Spotify investiu milhões de dólares no serviço de podcast, tornando-se a plataforma número um mundial nesse segmento. Todavia, segundo analistas, ainda não se comprou a rentabilidade desse setor.
Imagem: Reprodução/Pixabay