Blog

Mantenha-se atualizado com os últimos artigos
sicoob-como-localizar-melhores-oportunidades-emprego

Banco Sicoob: Como localizar as melhores oportunidades de emprego

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é uma instituição financeira com milhões de cooperados e mais de 3 mil pontos de atendimento no território nacional.

É uma possibilidade de estabilidade profissional, com um salário atrativo, investindo cerca de seis horas por dia, também é um diferencial.

Quer conhecer os meios para ingressar nesta cooperativa e quais são as opções de contratação disponíveis? Então, continue lendo esse conteúdo.

Como funciona a cooperativa financeira Sicoob?

O sistema financeiro colaborativo funciona de maneira similar a um banco, proporcionando serviços de empréstimos, financiamentos, seguros, contas, investimentos, consórcios e outros.

O Sicoob conta com três níveis vinculados: as cooperativas singulares e centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Saiba mais sobre eles.

  • Cooperativas singulares – são as entidades que atendem diretamente os cooperados. Mediante atuação local, fazem-se presentes em todo o Distrito Federal.
  • Cooperativas centrais – são os pontos regionais que realizam a integração sistêmica e prestam suporte às cooperativas filiadas.
  • CCS – representa institucionalmente as normas, as políticas, os processos, as tecnologias, os serviços e os produtos do Sicoob.

Esses três níveis complementam-se, proporcionando uma escala de cooperativismo eficiente e eficaz.

Como enviar currículo para o Sicoob?

O Sicoob disponibiliza alguns canais de recrutamento online com diversas vagas, que são atualizados constantemente. A instituição oferece oportunidades em todo o Brasil para níveis de ensinos médio, técnico, superior e pós-graduação.

As candidaturas de emprego para atuação junto ao Sicoob podem ser realizadas no site do Banco Cooperativo, na aba Trabalhe Conosco, sendo encaminhado para informações de oportunidade de carreira.

Caso não haja uma vaga disponível que se adeque ao seu perfil e qualificações, no mesmo perfil é possível cadastrar seu currículo na base de dados da instituição para futuras oportunidades.

Outro canal de recrutamento do Sicoob é o site de empregos Vagas, que traz oportunidades em todo o país. Inclusive, ao acessar as oportunidades da instituição, é possível filtrar a localização do emprego.

No site Vagas, você encontrará detalhes das atividades desempenhadas, local de trabalho, requisitos, salário e benefícios. Também pode visualizar quando a oportunidade foi aberta e o período em que expirará.

Para quem utiliza a rede social profissional do LinkedIn, o Sicoob possui uma página movimentada e atualizada. Porém, dificilmente disponibiliza vagas com candidatura simplificada (quando é viabilizado ao candidato o envio do currículo pela plataforma da rede).

Normalmente, ao clicar para se candidatar, o usuário é encaminhado para o site Vagas e lá finaliza seu cadastro.

Quais são os formatos de contratação do Sicoob?

Conheça os formatos de contratação do Sicoob e saiba as opções disponíveis para entrar na equipe da cooperativa. 

CLT

Por meio do site Vagas e do portal do Sicoob são divulgadas as oportunidades de emprego. Geralmente, são baseadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com carteira assinada e demais benefícios estabelecidos por lei, disponibilizados para trabalhos de período integral, que, no caso da instituição, somam cerca de seis horas.

Remuneração, benefícios extras e contratos podem ser variáveis, por isso é importante analisar a descrição da vaga de interesse.

Estágio

As inscrições para estagiar no Sicoob são realizadas por meio das plataformas de recrutamento utilizadas pelo banco, além de alguns encaminhamentos realizados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Nesse caso, se você é estudante e possui interesse neste formato de vínculo profissional com a empresa, poderá também consultar e solicitar a candidatura por meio do CIEE do seu município.

Como estagiário, o colaborador será treinado e atuará na prática com os conhecimentos adquiridos no curso que está fazendo. 

Vagas PCD

Pessoas com deficiência (PCD) também podem atuar junto à instituição inclusiva. As vagas consideradas específicas ou possíveis para PCDs possuem a identificação dessa sigla no anúncio.

Para ser classificado como uma pessoa com necessidades especiais, o indivíduo deve ser diagnosticado por meio de exames clínicos com deficiências mentais, físicas e/ou psicológicas.

Jovem aprendiz

Conforme estabelecido pela legislação do trabalho no ano de 2005, para participar no programa de jovem aprendiz é necessário que o candidato possua entre 14 e 18 anos.

A contratação pode ser realizada por até dois anos, ficando a critério do empregador.

Quais são as qualificações necessárias para ser contratado pelo Sicoob?

Visto que o Sicoob contrata constantemente colaboradores para as mais diversas áreas, pode ser necessário trabalhadores com diferentes habilidades.

No momento da candidatura são informadas as qualificações necessárias para o cargo em questão.

Vale lembrar que por se tratar de um banco/instituição financeira, possuir as certificações profissionais da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Essa entidade é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro nacional, por isso ter de série 10 e/ou 20, pode ser um grande diferencial.

Além disso, é importante que o candidato se identifique com os valores e os objetivos da instituição. 

Caso sua intenção seja se juntar à equipe da cooperativa, agora será mais fácil decidir por onde seguir tendo em vista o funcionamento do Sicoob e das opções e caminhos para o recrutamento junto ao banco.

Gostou deste conteúdo? Então, salve-o para consultar sempre que precisar e conte nos comentários como auxiliamos você no processo seletivo.