Quais as 5 seções básicas de um currículo

Saber como montar um currículo bem organizado que inclua os elementos e informações apropriados pode chamar a atenção de um gerente de contratação e ajudá-lo a ganhar uma entrevista de emprego. 

Embora o currículo de cada pessoa seja diferente, há algumas seções que você deve sempre incluir e outras opcionais. A forma como você organiza seu currículo depende do emprego para o qual está se candidatando e de onde você está em sua carreira. Neste artigo, listamos as seções padrão e opcionais de um currículo e como ordená-las corretamente.

Seções padrão de um currículo

A maioria dos currículos inclui cinco seções padrões que fornecem ao gerente de contratação as informações básicas de que precisam para determinar se você se qualifica ou não para aquela vaga de emprego:

  • Informações de Contato
  • Resumo ou objetivo
  • Experiência de trabalho
  • Educação
  • Habilidades

Vamos tratar de cada uma delas detalhadamente para você montar um currículo perfeito e super atraente para os recrutadores.

Informações de Contato

Liste seu nome profissional completo, seguido por seu número de telefone e endereço de e-mail para que o empregador possa descobrir facilmente como entrar em contato com você.

Você também pode incluir seus nomes de usuário de plataforma de rede profissional ou um link para seu site ou blog, se essas informações se aplicarem ao cargo. Por exemplo, um designer gráfico pode fornecer um link para seu portfólio online.

Embora a maioria dos empregadores não exija mais que os candidatos forneçam seus endereços residenciais nos currículos, inclua sua cidade e estado atuais. Algumas empresas e sites de empregos usam um software de rastreamento de candidatos que filtra os resultados com base na localização.

Resumo ou objetivo

Esta seção geralmente contém duas a quatro afirmações e informa ao gerente de contratação por que você é bem qualificado para o cargo ou quais são seus objetivos profissionais. 

Se você for recém-formado ou funcionário iniciante, use um objetivo de currículo para explicar o que deseja fazer com sua carreira. Se você for um profissional de nível médio ou experiente, use um resumo do currículo (também chamado de resumo da carreira) para listar suas habilidades mais fortes e realizações mais importantes.

Experiência de trabalho

A seção de experiência de trabalho do seu currículo é uma das mais importantes. Ele deve listar os nomes e localizações de seus antigos empregadores, seu cargo e o período de tempo em que trabalhou lá. Liste seus empregos na ordem inversa, começando com o mais recente. 

Abaixo de cada um, adicione alguns pontos que destacam suas principais responsabilidades e realizações. Em vez de listar todas as obrigações de trabalho, concentre-se naquelas que exigem habilidades semelhantes às do trabalho para o qual você está se candidatando. 

Use estatísticas e números para mostrar resultados reais. Por exemplo:

  • Gerenciamento de equipe de mais de 25 produtores de conteúdo autônomos e no local
  • Aumentou o total de visitantes únicos do site de 100.000 para 250.000 por mês
  • Implementou fluxo de trabalho simplificado para produzir conteúdo de alta qualidade em menos tempo

Se você está se candidatando a um emprego inicial e não adquiriu muita experiência de trabalho, use esta seção para listar experiências como trabalho em meio período, estágios, trabalho voluntário, empregos de verão e até atividades extracurriculares que demonstrem habilidades valiosas.

Educação

Liste a educação relevante começando com a mais alta. Se você tiver vários graus, liste-os após o mais alto em ordem cronológica inversa. Inclua o grau, ano de graduação, nome da escola e sua localização.

Você pode deixar as informações do ensino médio fora desta lista se tiver se formado na faculdade. Se você for um graduado recente com mais formação do que experiência de trabalho, use esta seção para listar também quaisquer programas de estudo no exterior, concentrações ou cursos relevantes, projetos especiais, teses de honra,etc.

Caso contrário, mantenha sua seção de educação curta para dar mais espaço às outras seções do seu currículo.

Habilidades

Também conhecido como pontos fortes ou competências essenciais, a seção de habilidades deve incluir de cinco a dez de suas habilidades que são necessárias para o trabalho. Por exemplo, se a descrição do cargo requer habilidades de liderança, inclua as suas nesta seção. 

Outras habilidades que você pode listar incluem línguas estrangeiras, programas de computador, pesquisa e solução de problemas. Comece com sua habilidade mais forte.

Alguns candidatos dividem sua seção de habilidades em várias partes, como informática, técnica, gestão, habilidades pessoais e outras. Você pode optar por fazer isso se estiver se candidatando a um emprego com requisitos de habilidades muito específicos, como engenharia da computação.

Seja quais forem as seções que você vai adicionar em seu currículo, certifique-se de que tudo estará muito bem organizado. É necessário causar uma boa impressão imediatamente, então apresente um documento organizado, preciso e encantador.

Criar um currículo é uma ciência e uma arte. Não existe uma maneira “certa” de delinear sua experiência profissional; no entanto, seguir esta lista de seções obrigatórias de currículo e incluir cada uma delas o ajudará a chamar a atenção dos gerentes de contratação para que você possa conseguir mais entrevistas.