Blog

Mantenha-se atualizado com os últimos artigos
SEBRAE-RS-trabalhe-conosco

SEBRAE RS: Trabalhe conosco – Passo a passo de como enviar seu currículo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), colabora e impulsiona a economia nacional, ajudando diversos trabalhadores independentes a se qualificarem, gerando oportunidades no mercado, inclusive para empreender e/ou colaborar com outros negócios.   

O SEBRAE pode proporcionar a estabilidade que muitos profissionais almejam para o sucesso e/ou uma oportunidade de crescimento. Saiba como consultar as vagas disponíveis e enviar o seu currículo para a instituição.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, conhecido como SEBRAE, é uma entidade privada nacional de serviço social, sem fins lucrativos, que atua há mais de 40 anos na capacitação e impulsão do desenvolvimento econômico de pequenas empresas.

A instituição oferece diversos cursos, oficinas e palestras presenciais e online para auxiliar microempreendedores nas demandas empresariais, bem como na gestão produtiva e financeira.

Como enviar o seu currículo para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?

Para fazer parte da equipe SEBRAE, você pode contatar a empresa de duas maneiras: por meio do site da instituição ou na rede social de negócios LinkedIn.

Site SEBRAE/Gupy

No site do SEBRAE RS, há a aba “Trabalhe Conosco”. Nela são disponibilizadas as vagas em aberto, e ao clicar no cargo desejado, o usuário é encaminhado diretamente para o perfil da empresa na plataforma de empregos Gupy.

Para candidatar-se, é necessário anexar seu currículo e realizar o cadastro no site do SEBRAE RS, informando dados como:

  • nome,
  • endereço,
  • experiências profissionais,
  • histórico acadêmico,
  • informações de contato.

Além disso, são solicitados alguns testes de personalidade e conhecimentos específicos, conforme o cargo escolhido.

Após a demonstração de interesse na oportunidade do encaminhamento da documentação e informações, é realizada uma triagem por parte do setor de recrutamento do SEBRAE, que define se o candidato permanecerá no processo seletivo ou não.

Em ambas as alternativas, é enviado um e-mail para que o profissional possa acompanhar o andamento do processo.

Assim, conforme o candidato for avançando nas etapas classificatórias, pode se preparar para a seguinte, até chegar à entrevista com um profissional de recursos humanos da empresa.

LinkedIn

No perfil do SEBRAE RS na rede social profissional LinkedIn, é possível acessar a seção “vagas” e consultar todas as oportunidades disponíveis na instituição. Ao clicar em “candidatar-se”, o usuário é encaminhado para o site Gupy.

Em alguns casos, geralmente, quando há urgência na ocupação da vaga, os currículos são enviados diretamente pelo LinkedIn. Esse processo é chamado de candidatura simplificada.

Quais são os pré-requisitos para trabalhar no SEBRAE?

O SEBRAE auxilia o micro e pequeno empreendedor em diversas demandas. Por isso, seus colaboradores devem ter espírito de liderança, dedicação e criatividade.

Além disso, é necessário que o candidato se identifique com a missão e os objetivos da instituição. Quanto às qualificações profissionais, podem variar de acordo com a vaga.

Conheça os formatos de contratação do SEBRAE e saiba as opções para entrar na equipe de apoio às micro e pequenas empresas. 

Período Integral

Por meio do LinkedIn e do site da instituição, são divulgadas as oportunidades de emprego, normalmente, para trabalhos de período integral. Nesses anúncios são especificados os benefícios, carga horária e remuneração das vagas.

Estágio

As inscrições para o programa de estágios do SEBRAE são realizadas em caráter nacional, na qual os alunos selecionados são treinados e atuam na prática com os conhecimentos adquiridos durante seus estudos. 

Normalmente, os estagiários trabalham entre 4 e 6 horas diárias, sendo feita a contratação por intermédio da faculdade do estudante.

Trainee

O programa Trainee é destinado a profissionais formados há até dois anos para auxiliar no desenvolvimento da carreira. A contratação ocorre por um período determinado, geralmente de um ano.

Nesse período, o trainee adquiri visão estratégica e sistêmica, além de realizar rodízio de setores, ganhando mais experiência e conhecimento prático.

Vagas PCD

As vagas para pessoas com deficiência (PCD) são oportunidades de emprego destinadas para quem foi diagnosticado por meio de exames clínicos com necessidades especiais, como limitações físicas, transtornos mentais e/ou psicológicas.

Oportunidades específicas ou possíveis para PCDs possuem a identificação da sigla própria no título ou nas observações das vagas.

Jovem aprendiz

Para ser jovem aprendiz é necessário ter idade entre 14 e 18 anos, podendo ser contratado por até 2 anos neste formato, segundo a Lei Nº. 10.097/2000 e o decreto-lei 5.598 de 2005.

Este programa visa à aquisição de competências e habilidades para atuar, geralmente, na área administrativa do SEBRAE.

Conhecendo as possibilidades de formatos de incorporação na equipe SEBRAE fica mais fácil escolher o caminho que mais se adapta ao seu perfil.

Caso tenha a intenção de ser um colaborador SEBRAE, salve este conteúdo para consultar sempre que precisar, auxiliando no seu ingresso.