Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

São Paulo tem o maior número de cidades com potencial para empreendimento do país

Das 101 melhores cidades para empreender no país, 28 estão localizadas no estado de São Paulo. É o que aponta o mais recente Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em conjunto com a Endeavor.

O estudo sobre as cidades mais propícias para fazer negócio leva em conta alguns critérios: regulação, mercado, infraestrutura, acesso ao capital, cultura empreendedora, inovação e capital humano. A pesquisa analisa as cidades mais populosas.

Saiba abaixo quais são as cidades mais bem colocadas no ranking.

O maior número de cidades com potencial empreendedor está em São Paulo

A primeira colocação do índice ficou com a capital paulista, com uma nota de 8,67. A segunda melhor cidade paulista foi Osasco, na 11ª posição, seguido de Jundiaí (12ª), São Bernardo do Campo (16ª) e São José dos Campos (17ª).

Os municípios paulistas citados estão à frente, por exemplo, de grandes capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

O quesito infraestrutura é o maior destaque para as cidades paulistas, que é responsável por avaliar a conectividade por rodovias, o número de decolagens por ano, a distância ao porto mais próximo, o custo da energia elétrica, o preço médio do metro quadrado e a velocidade de acesso à internet.

Dentre os 15 municípios mais bem colocados nesse quesito, 12 são cidades do estado de São Paulo: São Paulo, Limeira, Santos, Guarujá, Guarulhos, Piracicaba, Campinas, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba, Sorocaba, Suzano e Mogi das Cruzes.

De acordo com o Enap, o objetivo do índice é “aprimorar o debate sobre o fomento ao empreendedorismo no Brasil, a partir de indicadores e boas práticas que podem ser utilizados pelas cidades brasileiras e por formuladores de políticas públicas em nível federal, estadual e municipal”.

Para Rui Gomes Junior, presidente da InvestSP, agência de promoção de investimentos, “o estado oferece o melhor ambiente de negócios do país”, pois “as cidades paulistas são destaque em praticamente todas as áreas analisadas”.

Imagem: Pixabay / pixabay.com