São Paulo reforça atendimentos para moradores de rua devido ao frio
O feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21), deve apresentar as temperaturas mais baixas do ano no centro-sul do país, incluindo, por exemplo, a capital paulista. Nesse sentido, o governo e a prefeitura de São Paulo vão executar algumas ações visando prestar assistência à população de rua nesses dias.
Entre as medidas estão a criação de abrigos e a ampliação da rede socioassistencial. “O objetivo é enfrentar o frio, embora ainda não esteja ativa a Operação Baixas Temperaturas que deve iniciar as frentes de trabalho no mês de maio”, diz o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Saiba mais sobre as medidas tomadas.
Por causa do frio, governo e prefeitura de SP reforçam assistência aos moradores de rua
Na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, no centro da cidade, será instalado pelo governo de São Paulo um abrigo com o intuito de proteger a população de rua contra as temperaturas baixas. A operação tem início entre a noite desta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21.
A instalação tem espaço para acolher até 100 pessoas das 19 horas até as 8 horas do dia seguinte. “O local será equipado com colchões e cobertores e terá oferta de jantar. O abrigo vai funcionar sempre que a Defesa Civil emitir alertas de temperaturas iguais ou menores a 13°C”, afirma o governo estadual.
Também de acordo com o Estado, há a divulgação de um protocolo para todos os municípios de São Paulo com diretrizes para lidar com os momentos mais frios de 2023. A ideia é acolher, principalmente, adultos, crianças, adolescentes e famílias que vivem nas ruas.
Já por parte da prefeitura da capital, a partir de hoje, serão intensificados as abordagens e o atendimento social para os próximos dias com previsão de frio. Três tendas serão instaladas e 300 postos de trabalho emergenciais de pernoite estão sendo abertos.
As tendas estarão no Centro (Praça da República e Praça Marechal Deodoro) e na Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella). Haverá oferta de cobertores e bebidas quentes. No Ginásio da Portuguesa e nos clubes municipais de Santana, Independência e Barra Funda, vão se distribuir as vagas de pernoite.
Imagem: Reprodução/G1