Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

São Paulo possui mais de 3 mil pessoas com mais de 60 anos matriculadas no EJA e Ceeja

As escolas da Secretaria da Educação do estado de São Paulo (Seduc-SP) atualmente contam com 3.073 estudantes com idades entre 60 e 90 anos. Todos esses alunos estão matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e frequentam os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja).

A Educação para Adultos em São Paulo: Oportunidades nos Ceejas e na EJA

Os Ceejas adotam um formato flexível de ensino para adultos. Os alunos matriculados podem frequentar a escola quantas vezes desejarem durante a semana para tirar dúvidas com os professores e realizar avaliações presenciais.

A formação no ensino fundamental e médio nos Ceejas segue um sistema de eliminação de disciplinas, permitindo que os alunos aproveitem seus estudos anteriores devidamente comprovados. Por exemplo, um aluno com 70 ou 80 anos pode estudar todos os conteúdos de matemática do ensino médio e fazer suas provas eliminatórias, seguindo para outras disciplinas sucessivamente.

Em todo o estado de São Paulo, existem 39 Ceejas localizados em várias regiões, e em breve será inaugurada uma nova unidade em Itapecerica da Serra. Os interessados com mais de 60 anos podem se matricular nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2024. Para se inscrever nos Ceejas, é necessário ter pelo menos 18 anos e apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e histórico escolar ou comprovante de escolaridade.

A ausência de qualquer um desses documentos não é um obstáculo, pois o Centro pode aplicar avaliações para determinar o nível de conhecimento do aluno e classificá-lo no ano ou série apropriados do ensino fundamental ou médio.

Para mais matérias e novidades, confira nosso site!

Imagem: kstudio/Freepik