Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

São Paulo possui 2 dos 3 melhores restaurantes do Brasil

Segundo um ranking da EXAME de 2022, o estado de São Paulo abriga 2 dos 3 melhores restaurantes do país. A Lista dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil teve seu início no ano passado, e a edição de 2023 será revelada na próxima quinta-feira (20).

Esse tipo de lista é polêmica, porque alguns vão se sentir valorizados e outros, injustiçados. Apesar disso, no ano passado, o ranking da EXAME Casual tentou listar os melhores restaurantes do país com base na opinião de 60 críticos e influenciadores da gastronomia.

Saiba como ficou a última lista e o que esperar do ranking de 2023.

2 dos 3 melhores restaurantes do Brasil estão em São Paulo

Em 2022, a EXAME Casual realizou uma primeira eleição dos 100 melhores restaurantes do Brasil. O ranking foi elaborado a partir de um júri de 60 críticos e influenciadores da culinária nacional. Nas três primeiras colocações, estão dois estabelecimentos de São Paulo.

O primeiro lugar ficou com A Casa do Porco, localizado no bairro da República, em São Paulo. O restaurante recebeu 31 votos e é administrado pelo casal de chefs Janaina e Jefferson Rueda. Por mês, são vendidos mais de 12 mil pratos do sanzé e assados mais de 60 porcos.

Já o terceiro lugar foi para o Maní, da chef Helena Rizzo. O estabelecimento fica no Jardim Paulistano, em São Paulo, e possui um menu degustação de 580 reais e mais de 12 etapas, incluindo pratos como o cabrito assado mergulhado em um caldo incrementado com kombucha de porcini.

Para a elaboração da lista, os jurados apontaram seus 10 restaurantes preferidos no Brasil, sem uma ordem específica de preferência. O prêmio ficou com as casas utilizam ingredientes de qualidade e que apostam na criatividade de seus cozinheiros.

Na próxima quinta-feira, a EXAME Casual divulga a eleição dos 100 melhores restaurantes do Brasil de 2023. Os escolhidos deste ano estão localizados em 12 estados e 15 cidades, sendo 12 capitais, e a revista aumentou de 60 para 64 o número de jurados que irão compor o júri.

Imagem: Divulgação/Exame Casual