Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

São Paulo é ultrapassado por outro estado e perde liderança em ranking nacional

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estado de Minas Gerais (MG) conquistou a primeira posição em termos de capacidade instalada de energia elétrica, com um total de 3.062,205,90 GW.

Em seguida, encontram-se os estados de São Paulo (SP), com 2.998.862,89 GW, e Rio Grande do Sul (RS), com 2.275.658,43 GW.

Esta é uma grande notícia para Minas Gerais, dentro dessa disputa saudável com São Paulo pela liderança na geração de energia solar. O resultado mostra que as pessoas continuam acreditando que o investimento vale a pena e que nós estamos sempre atentos ao que acontece no setor.

Bruno Catta Preta, coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e diretor de relações institucionais da Genyx

Localidades com instalações de energia elétrica

A geração localizada dentro das próprias unidades consumidoras (UC) — ou seja, a energia gerada e consumida localmente em pequenas unidades de até 5 MW instaladas em residências, empresas e condomínios — é a modalidade com a maior capacidade instalada (totalizando 17.149.704,26 GW).

Em seguida, temos o autoconsumo remoto, a geração compartilhada e a múltipla UC. Quanto à geração distribuída, em Minas Gerais, aproximadamente 850 municípios possuem estações de energia.

Por sua vez, em São Paulo, o número de municípios com instalações é de aproximadamente 640. Vale ressaltar que São Paulo ocupava a posição de líder nesse ranking desde abril.

Cemig: novas instalações

O estado assumiu a liderança após a retomada das avaliações para novas implantações de energia solar pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As conexões estavam suspensas entre dezembro de 2022 e maio deste ano.

De acordo com o coordenador, devido à posição geográfica e às condições climáticas, o Brasil tem o potencial de se tornar uma grande potência energética.

Atualmente, o país ocupa o 8º lugar no ranking global e essa saudável competição entre Minas Gerais e São Paulo certamente contribuirá para que o país alcance as nações que estão à frente nessa corrida.

Imagem: evening_tao/Freepik