Rodízio será suspenso em SP no final do ano? Veja mudanças
São Paulo implementou um sistema de rodízio de veículos em 1997 para mitigar o tráfego e aprimorar a mobilidade urbana.
Dividindo a cidade em duas zonas, conhecidas como Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC), o sistema baseia-se no último dígito numérico da placa do veículo para determinar o dia de restrição, aplicado de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, excluindo feriados.
Saiba a seguir como será durante as festividades de fim de ano!
Sistema de Rodízio de Veículos em São Paulo: Restrições, Isenções e Funcionamento
Durante o Natal (25) e o Ano Novo (1), o rodízio é suspenso para todos os veículos. Veículos de passeio ficam isentos de 25 de dezembro a 7 de janeiro, mas a restrição continua para outros veículos, como caminhões e veículos de fretamento. A fiscalização, conduzida por radares e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), permanece ativa.
Os dias de restrição são determinados pelo último dígito da placa, sendo segunda-feira para placas terminadas em 1 e 2, terça-feira para 3 e 4, quarta-feira para 5 e 6, quinta-feira para 7 e 8, e sexta-feira para 9 e 0. O horário do rodízio em São Paulo é das 7h às 10h e das 17h às 20h.
O rodízio não se restringe a veículos com placas de São Paulo; qualquer veículo circulando em dia não permitido será multado, independentemente da cidade de origem da placa. A multa por desrespeitar o rodízio é considerada infração grave, com penalidade de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação.
No caso de veículos pesados, como caminhões, o rodízio opera de forma diferente, com restrições de circulação em determinadas vias durante os horários de pico, variando de acordo com o tamanho e tipo do veículo, visando evitar congestionamentos em áreas urbanas movimentadas.
A solicitação de isenção pode ser feita no site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.
Outras Localidades que Também Aderiram ao Rodízio
Além de São Paulo, cidades como Cidade do México, Bogotá, Pequim e Atenas implementaram sistemas de rodízio para combater congestionamento e poluição. Algumas categorias de veículos, como táxis, Correios e ambulâncias, estão isentos do rodízio.
Imagem: rawpixel.com/Freepik