Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Rodízio será suspenso em SP no final do ano? Veja mudanças

São Paulo implementou um sistema de rodízio de veículos em 1997 para mitigar o tráfego e aprimorar a mobilidade urbana.

Dividindo a cidade em duas zonas, conhecidas como Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC), o sistema baseia-se no último dígito numérico da placa do veículo para determinar o dia de restrição, aplicado de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, excluindo feriados.

Saiba a seguir como será durante as festividades de fim de ano!

Sistema de Rodízio de Veículos em São Paulo: Restrições, Isenções e Funcionamento

Durante o Natal (25) e o Ano Novo (1), o rodízio é suspenso para todos os veículos. Veículos de passeio ficam isentos de 25 de dezembro a 7 de janeiro, mas a restrição continua para outros veículos, como caminhões e veículos de fretamento. A fiscalização, conduzida por radares e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), permanece ativa.

Os dias de restrição são determinados pelo último dígito da placa, sendo segunda-feira para placas terminadas em 1 e 2, terça-feira para 3 e 4, quarta-feira para 5 e 6, quinta-feira para 7 e 8, e sexta-feira para 9 e 0. O horário do rodízio em São Paulo é das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O rodízio não se restringe a veículos com placas de São Paulo; qualquer veículo circulando em dia não permitido será multado, independentemente da cidade de origem da placa. A multa por desrespeitar o rodízio é considerada infração grave, com penalidade de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação.

No caso de veículos pesados, como caminhões, o rodízio opera de forma diferente, com restrições de circulação em determinadas vias durante os horários de pico, variando de acordo com o tamanho e tipo do veículo, visando evitar congestionamentos em áreas urbanas movimentadas.

A solicitação de isenção pode ser feita no site da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Outras Localidades que Também Aderiram ao Rodízio

Além de São Paulo, cidades como Cidade do México, Bogotá, Pequim e Atenas implementaram sistemas de rodízio para combater congestionamento e poluição. Algumas categorias de veículos, como táxis, Correios e ambulâncias, estão isentos do rodízio.

Imagem: rawpixel.com/Freepik