Quer trabalhar nos Estados Unidos? Saiba como conseguir um emprego no país
A procura por oportunidades profissionais nos Estados Unidos vem se tornando cada vez mais comum entre brasileiros, especialmente naqueles campos ligados a STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com a promessa de melhores salários, progressão na carreira e uma qualidade de vida superior, muitos se veem atraídos pelo american dream. Neste contexto, entender as nuances do mercado de trabalho estadunidense pode ser a chave para uma transição bem-sucedida.
Em fevereiro deste ano, o Departamento do Trabalho dos EUA anunciou a criação de 275 mil novos empregos, destacando a existência de mais vagas do que candidatos. Isso, aliado à expectativa de crescimento do PIB em US$ 7 trilhões nos próximos dez anos, potencializado pelo influxo de imigrantes, reforça o país como destino atraente para profissionais em busca de melhorias.
Quais são os empregos em alta para os brasileiros nos Estados Unidos?
Uma investigação recente apontou um incremento no interesse dos brasileiros em mudar-se para os Estados Unidos, com um aumento de 25% na busca por serviços especializados em imigração. Esse interesse vem em boa hora, já que os setores de STEM estão entre os que mais crescem, refletindo a demanda por profissionais altamente qualificados e com boa formação acadêmica.
A transformação digital e as novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), estão remodelando o mercado. Isso é evidenciado no relatório do LinkedIn, que lista os 10 empregos que mais crescem nos EUA, destacando funções como Chief Growth Officer, Analista de Sustentabilidade e Engenheiro de IA. Curiosamente, diversas destas carreiras não existiam há duas décadas, evidenciando a rápida evolução das necessidades do mercado.
Como se destacar na busca por uma oportunidade nos Estados Unidos?
Conseguir uma posição nos EUA exige mais do que a vontade de mudar. É preciso que os profissionais avaliem e, se necessário, adaptem suas qualificações e experiências às exigências do mercado norte-americano. Isso pode significar buscar certificações internacionais, aperfeiçoar o inglês ou até mesmo buscar assessoria especializada para a recolocação profissional.
Ainda segundo especialistas da área, um dos maiores atrativos para seguir carreira em STEM nos EUA é o potencial salarial. Em média, profissionais desse segmento tiveram, em 2022, um rendimento anual de US$ 97.980, valor significativamente superior à média de outras profissões.
Portanto, para os brasileiros sonhando com uma carreira de sucesso nos Estados Unidos, a preparação e o conhecimento sobre as oportunidades atuais são fundamentais. Avaliar as próprias competências, adaptar-se às exigências do mercado e buscar por especializações relevantes são passos cruciais nessa jornada rumo ao sucesso profissional em terras estrangeiras.