Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Quais são todos os tipos de aposentadoria?

Compreender quais são os tipos de aposentadoria existentes no Brasil é uma forma de garantir seu conforto e segurança financeira. A aposentadoria é um direito dos trabalhadores brasileiros, que está garantido na Constituição. Para receber, é necessário pagar um valor mensal ao longo da sua carreira.

Confira quais são os tipos de aposentadoria e fique por dentro do assunto.

Tipos de aposentadoria

O primeiro é a aposentadoria por idade urbana e rural. As mulheres têm direito ao benefício a partir de 62 anos e com 15 anos de contribuição, enquanto que os homens, a partir de 65 anos e com 20 anos de trabalho. Para trabalhadores de áreas rurais, a regra determina 60 anos para homens e 55 para mulheres.

Um outro tipo de aposentadoria é por tempo de contribuição, ou seja, é preciso completar um tempo mínimo de trabalho antes de requisitar o benefício. Para os trabalhadores homens, a lei determina que são necessários 35 anos de contribuição, enquanto que, para as trabalhadoras, são 30 anos de trabalho.

Outro benefício é o de tempo de contribuição por pontos, que é bastante parecido com o anterior, mas, neste caso, não há a aplicação do fator previdenciário quando ele reduzir o valor da aposentadoria. Isso significa que, mesmo que precise trabalhar mais tempo, o profissional não terá perdas no seu benefício.

Um outro tipo de aposentadoria é a especial por tempo de contribuição e se destina ao profissional que prove ter trabalhado em áreas com riscos à sua saúde e à sua vida. Para recebê-lo, são exigidos alguns requisitos, sendo necessário, por exemplo, atingir uma idade mínima e ainda contribuir por um tempo determinado.

Por fim, também há uma aposentadoria voltada às pessoas com deficiência, que é diferente do benefício por invalidez. Para esses profissionais, em caso de aposentadoria por idade, há uma redução de cinco anos, e, quando o benefício é por tempo de contribuição, há também uma diminuição do tempo normal.

Imagem: Reprodução/Freepik