Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Processo Seletivo: saiba como organizar um recrutamento de forma eficiente

Um processo de contratação eficiente é benéfico para a empresa, para o setor de Recursos Humanos, mas também para o funcionário. Isso porque a experiência que as pessoas – contratadas ou não – têm em um processo seletivo está relacionada à lembrança que vão guardar dessa empresa.

Portanto, o desenvolvimento de um processo atrativo para os candidatos é fundamental para evitar o desânimo e fazer com que tenham a melhor experiência possível. Carolina Madureira, CEO da HRTech Bluy, lista algumas dicas para a construção de um processo seletivo eficiente.

É sempre bom lembrar que o recrutamento é a primeira etapa de uma trajetória profissional.

Saiba como desenvolver um processo seletivo de maneira eficaz

O primeiro passo na organização do processo é o planejamento. Para isso, é importante o uso de um calendário para inserir as datas mais relevantes do recrutamento e quais as etapas e formas de divulgação das vagas. Pode ser interessante avaliar postos que surgirão a curto e médio prazo.

Além disso, é imprescindível ter em mente o perfil do profissional almejado e também o quanto a empresa vai desembolsar com salários e benefícios. “Ter essa informação [de salário] evita que os candidatos passem por todas as fases do processo e, depois, desistam da vaga”, afirma Madureira.

Para conseguir os melhores talentos, a empresa precisa ser vista como um bom espaço de trabalho. A CEO detalha que “estratégias como marketing de recrutamento e employer branding, com conteúdos ricos sobre a empresa, podem alavancar a imagem da companhia”.

A entrevista inicial também é um momento importante de todo o processo. “Essa conversa pode ser feita com um profissional de RH, que traz uma abordagem personalizada para entender se o candidato tem “fit”, ou seja, se ele combina com a organização, sua cultura, valores e objetivos”, pontua.

Por fim, com o término do processo, é válido fornecer um feedback para aqueles que não serão chamados. Essa atitude mostra que a empresa se importa com todos, além de estimular que participem de novos testes. Já os aprovados precisam receber as informações sobre os próximos passos.

Imagem: Portal EdiCase / shutterstock.com