Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Problemas financeiros podem afetar seu desempenho? Entenda

De acordo com uma pesquisa exclusiva realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos em maio de 2023, constatou-se que 21,5% dos profissionais brasileiros consideram o atual período como a pior situação financeira dos últimos cinco anos e a maioria, 71% dos entrevistados, afirma que suas finanças impactam negativamente o desempenho no trabalho.

O estudo, que contou com 1.387 participantes da base de consumidores da marca, não diferenciou os resultados por cargos ou funções.

Diante do cenário de estresse financeiro, os trabalhadores adotam diversas medidas para tentar amenizar a situação, como redução dos gastos com alimentação (47,3%), busca por trabalhos extras (30%), realização de horas extras para complementar a renda (27%), corte de gastos com transporte (23,8%) e moradia (20%). Saiba mais!

O Impacto dos Problemas Financeiros no Desempenho Profissional

Fabiana Galetol, diretora executiva de pessoas e responsabilidade social corporativa na Sodexo Benefícios e Incentivos, enfatiza que, embora seja recomendado separar a vida pessoal da profissional, essa separação é difícil quando se enfrenta desafios financeiros. Portanto, é compreensível que alguém com problemas financeiros tenha dificuldade em deixá-los de lado no ambiente de trabalho.

A pesquisa corrobora essa percepção ao evidenciar que 71% dos participantes afirmam que sua vida financeira impacta diretamente na performance profissional.

Dentre os reflexos observados estão a falta de motivação (57%), dificuldade de concentração nas atividades (45%), queda de rendimento (30,5%), demora na realização de tarefas (16,5%), perda de qualidade nas entregas (10,5%) e ocorrência frequente de erros durante o expediente (9,5%).

Galetol acredita que as empresas podem tomar medidas para apoiar funcionários que enfrentam problemas financeiros. Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados esperam que as empresas tenham um olhar mais cuidadoso em relação às pessoas, indo além do foco no desenvolvimento e na carreira.

Dentre as sugestões para apoiar os empregados nessa situação, 50% dos participantes indicaram oferecer cursos de educação financeira, 50% desejam benefícios como orientação financeira, assessoria jurídica e acompanhamento psicológico, 29% preferem optar por empréstimos consignados e 18% desejam adiantamento salarial.

Para Galetol, é essencial que cada colaborador seja tratado de forma única e integral, considerando aspectos importantes de qualidade de vida, como saúde física, saúde mental, desenvolvimento profissional e interações sociais. Dessa forma, as empresas podem contribuir efetivamente para melhorar o desempenho e o bem-estar de seus funcionários.

Imagem: Reprodução/Freepik