Primeiro emprego: desafios da busca pelo e como superá-los
O fim de 2022 trouxe uma redução na taxa de desemprego no Brasil. Nesse cenário, muitos brasileiros estão caminhando na busca de oportunidades, mas acabam enfrentando alguns desafios no percurso.
De acordo com um estudo realizado em 2021 pelo Ministério da Economia, pessoas com idade inferior a 29 anos acabam recorrendo a empregos informais, pois apresentam uma probabilidade menor de contratação em outras vagas. Idade e nível de informação são dois critérios levados em consideração.
Desafios mais comuns na busca pelo primeiro emprego
A primeira oportunidade de trabalho é vista como um objetivo que estimula os anseios de inúmeros brasileiros. Até alcançá-la, angústias podem levar a um resultado negativo nessa jornada. Algumas delas são:
1. Elaboração de um currículo adequado
No início da carreira profissional, os pensamentos sobre o que informar no currículo podem ser nebulosos. “Qual informação colocar?” e “Será que é bom o suficiente?” são alguns que podem surgir. Um bom começo é deixar claro as informações de contatos, cursos, habilidades e experiências.
2. Ansiedade e timidez
Uma das etapas mais vistas como intimidadoras é a entrevista de emprego. Não é surpresa que, diante de um entrevistador, algumas pessoas apresentem um quadro de ansiedade ou conduta introspectiva. A sinceridade é importante e se preparar para a mesma é sempre válido.
3. Baixa renda
A baixa renda acaba sendo um dos maiores desafios, uma vez que pode refletir no nível de capacitação ou apresentação de um candidato. A falta de oportunidades de estudo e experiência acaba, em algumas situações, desqualificando-o. A internet disponibiliza diversos cursos online e gratuitos que podem minimizar essa situação.
Como superar obstáculos para ingressar no mercado
Os obstáculos não podem ser vistos como intransponíveis, mas sim como possibilidade de crescimento ao serem superados. Confira algumas dicas para dar o primeiro passo!
1. Aprimore suas skills
Identificar e aprimorar habilidades é um ótimo primeiro passo em direção a uma vaga. Essas individualidades permitem um direcionamento de conduta, técnicas de ofício e habilidades interpessoais.
2. Pesquise sobre empresas e oportunidades
Coletar informações sobre uma empresa ou oportunidades de interesse minimizam as dúvidas sobre concorrer a uma determinada vaga. Além disso, é possível averiguar se a instituição tem sintonia com as habilidades e interesses do candidato.
3. Controle seus sentimentos
O autoconhecimento é importante. Concorrer a uma vaga pode refletir em angústias internas. Identificar motivos de ansiedade e combatê-los de forma saudável pode facilitar a jornada.
Instituições facilitadoras de busca de vagas
Algumas empresas disponibilizam oportunidades para jovem aprendiz em seus sites. Dentre elas, estão Magazine Luiza, Grupo Real, Inec e Casas Freitas.
Além delas, o Sine (Sistema Nacional de Emprego) disponibiliza vagas destinadas para primeiro emprego e contato com empresas que tenham interesse em candidatos, que buscam se inserir no mercado pela primeira vez.
Imagem: Reprodução / Sine Municipal da Prefeitura de Goiânia