Prefeito de Fortaleza valida lei para ampliação de cargos para Guarda Municipal e promove agentes
O Projeto de Lei Complementar nº55/2022 foi sancionado na última segunda-feira (20) pelo Prefeito de Fortaleza, José Sarto. Com isso, são abertos 485 cargos para ampliação do número de Guardas-Municipais na região, assim como promoção para cargo de subinspetor.
A iniciativa faz parte de uma série de investimentos realizados na capital cearense com o objetivo de fortalecer a segurança. Além dela foram realizadas entregas de novos fardamentos, equipamentos, coletes e capacitações.
A aprovação do novo projeto de lei ocorreu no dia 02 de março e contou com 36 votos favoráveis, os quais permitiram o desenvolvimento de um novo concurso público para o setor.
Concurso público da Guarda-Municipal em 2023
No último dia 10 de março, O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) foi selecionado para organizar o certame que tem edital previsto para ser lançado nos próximos dias.
O Prefeito José Sarto pontuou que o concurso público será um reflexo positivo para a segurança da Fortaleza, além da promoção vindoura de novos subinspetores para atuação na região.
“Hoje, estou sancionando a lei que vai abrir 485 cargos e que vai elevar à categoria de subinspetor 109 agentes. Além disso, também estamos abrindo mil novos cargos da Guarda Municipal de Fortaleza. O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias”. (José Sarto)
Etapas e seleção do certame da GMF
O acordo entre a Prefeitura e o Idecan prevê 6 estágios de seleção formados por exame intelectual, avaliação de heteroidentificação e biopsicossocial, exame toxicológico e inspeção de saúde, teste de aptidão física, psicológica e formação.
O valor de R$ 6.194.375,00 (Seis milhões, cento e noventa e quatro mil e trezentos e setenta e cinco reais) foi confirmado para a efetivação do processo seletivo em 2023 e demais questões referentes ao mesmo.
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Fortaleza