Novo concurso público nacional? Saiba mais sobre proposta do governo
Nesta sexta-feira (25), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e outros órgãos federais estão dando início às discussões a respeito da criação de um “concurso público nacional unificado”. A inspiração seria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta poderia padronizar os processos seletivos.
Saiba mais detalhes sobre a ideia do governo federal, que começa a ser discutida.
Ministério da Gestão começa a discutir criação de concurso público unificado
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoal do ministério, José Celso Cardoso Jr., o que está sendo discutido é inovador, uma vez que possibilita a padronização dos concursos públicos e seus resultados, que, atualmente, são realizados por diferentes bancas organizadoras e seguindo regras distintas entre si.
“[…] Com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam, em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público”, é o que explica o secretário de Gestão de Pessoal.
Caso a proposta seja aprovada, as provas serão aplicadas em 180 cidades do país e o candidatos deverão preencher os postos de trabalho nos órgãos do governo federal, como ministérios e autarquias. Vale ressaltar que não foi informado se o governo trabalha com a ideia de um prazo para tomar a sua decisão.
Além disso, o material da proposta que foi divulgado pelo governo não estipula se haveria alguma restrição para esse concurso público unificado, como, por exemplo, para carreiras policiais, jurídicas e também aquelas que são chamadas de “carreiras de Estado”, ou seja, diplomacia e auditoria da Receita.
Segundo o governo federal, a ideia seria criar algo parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota dessa prova é utilizada por diversas faculdades e universidades de todo o Brasil, substituindo, dessa forma, o vestibular tradicional que era aplicado em todo o país, antes do Enem.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik