Networking pode ser um diferencial em sua carreira; saiba como
Networking é um termo em inglês que descreve a habilidade de criar uma rede de contatos com outras pessoas, visando obter oportunidades como empregos, parcerias, novos clientes e outras possibilidades de interação profissional.
Para muitos profissionais, estabelecer conexões com outras pessoas é fundamental para abrir oportunidades no mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada em 2016 constatou que 85% das vagas são preenchidas por meio de relacionamentos profissionais.
Diante da importância do estabelecimento de contatos, surge a pergunta: como está o seu networking? Para aqueles que desejam desenvolver relacionamentos que realmente possam impulsionar suas carreiras, preparamos algumas dicas para aproveitar ao máximo o potencial do seu networking.
A importância do Networking
Nos dias de hoje, não basta ter um currículo impressionante para conquistar as oportunidades que desejamos. Como seres humanos, temos a necessidade inata de nos relacionar com os outros, e essa dinâmica também se aplica ao destaque no mercado de trabalho.
Para ilustrar essa ideia, existe até uma teoria conhecida como “Seis Graus de Separação”, criada em 1929, que afirma que estamos conectados a qualquer pessoa no mundo por meio de, no máximo, outras cinco pessoas.
O que queremos transmitir com tudo isso é que é fundamental avançar e estabelecer contatos com o maior número possível de pessoas, pois você pode estar perdendo diversas oportunidades simplesmente por não ser reconhecido.
Onde e como fazer um bom networking?
Existem várias maneiras de estabelecer conexões com profissionais da sua área, colegas de trabalho, instituições educacionais e outros temas relevantes, como seu próprio emprego, escola ou faculdade, redes sociais e eventos específicos.
Ao realizar um networking eficiente, é importante lembrar que se trata de estabelecer conexões genuínas com outras pessoas. Nesse sentido, é recomendado seguir algumas boas práticas, tais como:
- Definir claramente seus objetivos;
- Ser autêntico;
- Investir na sua imagem profissional;
- Criar e compartilhar conteúdo relevante;
- Apoiar seus contatos em suas jornadas.
Imagem: Reprodução/Freepik