Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Modelo híbrido: saiba o que é e quais são os benefícios desse tipo de trabalho

O modelo de trabalho híbrido tem se tornado uma tendência no mercado, principalmente desde a pandemia. Durante o isolamento, grande parte dos funcionários não podia ir aos escritórios por causa do contágio e, por isso, trabalhavam de casa.

Para o ano passado, a Robert Half previu que 48% das empresas brasileiras adotariam o modelo de trabalho híbrido. O que aconteceu é que boa parte dos trabalhadores ainda prefere trabalhar alguns dias em casa mesmo com o fim dos momentos mais contagiosos da pandemia.

Mas você conhece o modelo híbrido e seus benefícios?

Saiba o que é o trabalho híbrido e quais os seus benefícios

O modelo de trabalho híbrido ocorre quando o empregador dá ao seu funcionário a oportunidade de escolher onde e em que momento realizam o seu serviço. Este formato está intimamente ligado à cultura do anywhere office, em que as obrigações profissionais podem ser feitas em qualquer lugar.

É por isso que, ao adotarem o modelo de trabalho híbrido, as empresas terão empregados trabalhando em suas casas, na cafeteria, na biblioteca e também no escritório. Com isso, o funcionário tem autonomia para gerir suas atividades da melhor forma para sua rotina.

E este é justamente um dos principais benefícios desse formato de trabalho: o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Como suas rotinas profissionais estão mais adaptadas aos outros compromissos de seu cotidiano, é possível dedicar um pouco do tempo para cada tarefa e ainda ser mais produtivo.

Um outro benefício é a possibilidade de uma maior diversificação das equipes. Isso acontece porque, como o trabalho é híbrido, a empresa pode contratar trabalhadores de diferentes cantos do país e do mundo. Assim, haverá uma troca de experiências muito ampla entre os membros da equipe.

Por fim, uma das principais vantagens desse tipo de trabalho é a economia. Com um menor número de pessoas trabalhando nos escritórios, as empresas podem cortar gastos com infraestrutura, como aluguel, condomínio, contas de água, luz, internet, entre muitas outras despesas.

Imagem: Reprodução / Getty Images