Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Menores de idade podem ganhar dinheiro na internet? Entenda

Nos dias de hoje, existem muitas formas de ganhar dinheiro na internet. Muitas vezes jovens menores de idade buscam outras maneiras de conseguir uma renda extra por meio das redes sociais. Mas, caso você não saiba, existem regras e restrições para serem seguidas neste caso.

Existem algumas possibilidades a serem exploradas, bem como formas e plataformas para monetizar conteúdos e, também, realizar serviços como freelancers.

Porém, é importantíssimo que o pai ou responsável do menor de idade esteja ciente e autorize o menor de idade de buscar a renda extra pela internet, sempre ficando atento às informações pessoais e à publicidade online.

Como menores de idade podem ganhar dinheiro na internet?

Imagem ilustrativa para menores de idade ganhando dinheiro
Reprodução: Freepik

Afiliados

Algumas plataformas, como a de afiliados de produtos e serviços, são uma das formas mais populares para ganhar dinheiro pela internet – e podem ser usadas por menores de idade.

Assim, você pode divulgar produtos ou serviços de outras pessoas em troca de comissões sobre as vendas. Para se tornar um afiliado, basta fazer o cadastro em plataformas, como o Hotmart ou o Monetizze e escolher os produtos a serem divulgados. Depois, formar estratégias para essa divulgação.

Algumas dessas plataformas exigem que você tenha mais que 18 anos para se cadastrar – mas outras permitem com a autorização dos pais.

Produção de conteúdo

Imagem ilustrativa para menores de idade ganhando dinheiro
Reprodução: Freepik

Com a ascensão do Tik Tok e dos Reels do Instagram, tem sido mais comum que os jovens virem grandes nomes na produção de conteúdo. Por exemplo, o YouTube é uma forma de conseguir monetizar o seu conteúdo, basta:

  • Ter 1 mil inscritos e
  • 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses.

Mas, também é essencial ter a autorização dos pais para se inscrever no programa de Parcerias do YouTube. As publicidades também podem ser feitas por menores de idade, mas sempre supervisionadas por um responsável e de acordo com a ética e a transparência – e as políticas das redes sociais.

Plataforma de freelancer

Imagem ilustrativa para menores de idade ganhando dinheiro
Reprodução: Freepik

Se você é um bom redator, gosta de criar artes para as redes, sabe programar ou editar vídeos… Por que não tentar começar o seu portfólio e se aventurar pelos sites de freelancers? Existem plataformas para cadastro de menores de idade para fornecer esses tipos de serviços.