Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu!

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu!

Ao comparar a quantidade de vezes que você enviou currículos ao longo da vida e  quantos contatos recebeu para comparecer a uma entrevista, percebe uma grande diferença? 

É possível que, para boa parte das pessoas, a discrepância numérica entre a primeira e a segunda situação seja bem grande. 

Isso acontece por causa dos erros em algum ponto na montagem da sua apresentação profissional! Não estamos dizendo que existe um modelo único de currículo considerado ideal ou perfeito, mas sim que alguns tópicos ajudam a destacar o seu perfil de outros. 

Importância de ter um bom currículo

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 1

Algumas pessoas nem imaginam, mas os seus currículos acabam sendo descartados na primeira triagem feita por qualquer RH por motivos relativamente bobos – como, por exemplo, ter um design pouco atrativo, quantidade de informação (a mais ou a menos), linguagem considerada inadequada, entre outros.

No entanto, ainda que o currículo atenda aos requisitos supramencionados de forma satisfatória, ainda pode ser descartado por não conversar com a imagem e valores da empresa. 

Um currículo bem elaborado é crucial para que o candidato consiga avançar no processo seletivo – inclusive em ocasiões de recolocação profissional.

Mesmo os candidatos mais preparados e formados nas melhores instituições de ensino podem se ver longe dos cargos dos sonhos simplesmente por errarem na montagem da sua apresentação. 

Se você está em busca de boas oportunidades no mercado, principalmente nessa época em que vivemos tanta incerteza e instabilidade economicamente, precisa se dedicar para desenvolver currículos relevantes que chamem a atenção dos recrutadores em um primeiro olhar. 

A competitividade já era acirrada e agora pode estar ainda mais. Se você não souber se apresentar, pode acabar de mãos abanando!

Dicas: Saiba o que bons currículos têm que o seu não tem!

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 2

Saber elaborar um currículo é fundamental para conquistar uma boa vaga no mercado de qualquer segmento.

Os currículos com mais destaque têm algumas características em comum (formas de apresentar as habilidades dos profissionais com clareza, o equilíbrio com a quantidade certa de informações, entre outras).

Por isso, decidimos apresentar aqui algumas dicas que os currículos mais qualificados têm e que o seu provavelmente não tem. 

Mas, fique tranquilo! Sempre é tempo para fazer alterações para tornar seu perfil mais relevante e atraente para os recrutadores.

Somente dados pessoais relevantes

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 3

Apresentar dados como: nome dos seus pais, RG e CPF não é relevante para o avaliador na primeira etapa de recrutamento. 

Se você for contratado, consequentemente deverá passar todas as informações para o setor de RH num futuro próximo. Mas, antes disso, deve se concentrar-se em enviar um currículo com a quantidade certa de informações pessoais. 

No seu currículo, apresente apenas seu nome, telefone e e-mail.

Aliás, falando em e-mail, tenha cuidado com os nomes utilizados em seu endereço. Recomendamos até que tenha uma conta destinada apenas para finalidades profissionais e outras para fins pessoais. 

Nos endereços profissionais, use apenas seu nome e sobrenome. Não faça nenhuma referência à bandas e filmes, cultura pop, trocadilhos, apelidos ou brincadeiras. 

Seu endereço de e-mail, nesse caso, é seu primeiro contato com alguém interessado em contratar você. Por isso, deve passar uma imagem séria e profissional.

Priorize a objetividade

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 4

O currículo não deve ser encarado como uma oportunidade de descobrir-se um escritor ou para iniciar a sua autobiografia. 

Ter objetividade é uma das características mais admiradas nos melhores currículos pleiteantes a vagas. 

No momento de apresentar as suas habilidades e experiências, pode até parecer tentador elaborar uma longa lista de atividades, mas saiba que o melhor é focar no que o empregador precisa.

Não se esqueça de pesquisar por informações sobre a companhia na qual deseja trabalhar e sobre a vaga aberta. Assim, dá para saber quais das suas habilidades e experiências mais relevantes dentro desse contexto que podem ser apresentadas.

Sim! Isso significa que você precisará fazer alterações e adequações na base do seu currículo para se candidatar a diferentes vagas.

Design clean

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 5

Currículos que contam com um design mais clean, mais elegante, tendem a chamar atenção dos recrutadores. 

Com isso, o recrutador tende a ler o compilado de informações sobre a sua carreira profissional e não encarar essa tarefa como uma atividade maçante. 

Não estamos dizendo que precisará inventar algo na formatação para ser mais elegante em sua apresentação. Use sempre margens amplas e uma fonte de fácil leitura!

Os recursos gráficos, como negrito e itálico, devem ser usados SOMENTE quando for realmente necessário. 

A ideia é criar um visual limpo para não tornar a experiência de leitura cansativa e nem estressante. O recrutador precisa simpatizar com você por meio desse breve contato com seus dados.

Foto somente se necessário

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 6

Bons currículos apenas têm foto quando essa é uma solicitação do recrutador. Afinal, seu currículo não é um perfil de rede social! 

Caso a foto seja solicitada, escolha tal imagem com muito cuidado. Isso serve para passar uma imagem profissional e adequada com a empresa em questão.

É interessante estudar a imagem do potencial empregador para decidir qual foto usar.

Inserção assertiva de qualidades

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 7

Tem algo mais pretensioso do que criar uma lista de qualidades? É possível que não!

Se tem algo que faz alguns currículos brilharem aos olhos dos avaliadores é a capacidade de apresentar habilidades dentro dos textos que o compõem. Ou seja, ao invés de criar uma sessão no documento para fazer elogios a si mesmo, você pode inserir essas informações nos textos que falam sobre suas experiências profissionais. 

Seja humilde e sincero. Nunca invente caraterísticas positivas que não existem ou que não são parte de sua personalidade.

Tamanho adequado

Melhores currículos: saiba o que está faltando no seu! 8

Foi-se o tempo que as pessoas gostavam de currículos robustos para mostrar mais experiência. 

Hoje o currículo ideal não deve ser nem curto e nem longo. Não seja tão sucinto ao ponto de não completar uma página e nem ultrapasse duas.

Errar no tamanho do currículo pode gerar um desconforto no leitor! O avaliador deve ter diante de si um compilado de informações relevantes para definir se vale à pena chamar o candidato para uma entrevista ou não.

Deixe uma resposta