Como melhorar suas habilidades sociais para ter sucesso na carreira

O progresso pessoal em seu local de trabalho vai além da conclusão de tarefas e projetos com sucesso e dentro do cronograma. Envolve como você se comporta no trabalho e interage com os outros. Para realmente ter sucesso em uma carreira, você precisa de habilidades sociais.

O que são habilidades sociais?

Habilidades sociais, também chamadas de habilidades interpessoais, são como as pessoas se comunicam efetivamente com outras. As habilidades sociais são categorizadas de forma mais ampla como uma habilidade suave, um traço de personalidade ou hábito.

Aprender habilidades sociais ajuda você a desenvolver a capacidade de sentir os sentimentos das pessoas e compreender os motivos.

Ao desenvolver habilidades sociais, você navega pelos relacionamentos em sua carreira com mais facilidade. Com excelentes habilidades sociais, você pode cultivar, manter e desenvolver relacionamentos que o ajudem a se destacar em sua carreira.

Aqui estão nove habilidades sociais que você deve desenvolver para aumentar suas chances de sucesso em sua carreira:

1. Comunicação escrita

A habilidade de comunicação escrita se refere à capacidade de uma pessoa de expressar ideias através de palavras de maneira clara. Uma boa oportunidade para demonstrar essa característica é o seu currículo. 

Durante sua carreira, você provavelmente enviará e-mails, criará apresentações e redigirá relatórios. Melhorar sua comunicação escrita ajuda você a transmitir seus pensamentos de maneiras compreensíveis.

Para melhorar essa habilidade, você precisa criar um hábito de leitura constante e desenvolver seu vocabulário. Quanto mais contato você tiver com a escrita, mais forte será sua habilidade com ela.

2. Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é como você se comunica sem usar a linguagem. As pessoas constantemente percebem pistas sobre seu estado emocional por meio de sua linguagem corporal. Por exemplo, uma linguagem corporal adequada pode dar a você a aparência de ser respeitável e atencioso.

Sempre que estiver conversando com algum superior, ou mesmo com outro colega, olhe-o nos olhos e mantenha uma postura de interesse pelo que está sendo dito. Essas dicas sutis fornecem à pessoa um feedback positivo que a ajuda a expressar seus pensamentos com mais facilidade.

3. Resolução de conflitos

A resolução de conflitos é a habilidade de encontrar um consenso entre pessoas com opiniões, objetivos ou métodos diferentes. Uma importante habilidade de liderança, a resolução de conflitos torna o local de trabalho um local mais harmonioso. Estratégias eficazes para resolução de conflitos mantêm o moral e constroem relacionamentos saudáveis ​​entre os colegas de trabalho.

Você pode praticar essa habilidade considerando as perspectivas de diferentes pessoas ou grupos. Veja se sua equipe pode chegar a um consenso que satisfaça a todos os envolvidos. Você pode precisar considerar os compromissos que ambos os lados precisam fazer para chegar a um acordo.

4. Empatia

Empatia é outra habilidade que pode fazer com que você se diferencie de muitos outros profissionais. Ela ajuda a entender o ponto de vista dos colegas e perceber suas emoções. Os empregadores têm apreço por pessoas empáticas porque elas constroem um ambiente social estimulante e saudável.

Uma maneira de praticar a empatia é imaginar como seria ser outra pessoa. Pergunte aos outros seus pontos de vista sobre como abordar os problemas. Mesmo que suas opiniões sejam diferentes, você pode se beneficiar da nova perspectiva. 

É importante fazer perguntas para expandir sua compreensão da maneira de pensar de outra pessoa. Ter empatia incentiva os outros a compartilhar suas ideias com você, levando a novos insights.

5. Inteligência emocional

Talvez uma das grandes dificuldades de todas as pessoas seja exatamente manter o equilíbrio de suas emoções. Gerenciar seus sentimentos de modo que elas não causem problemas pode ser uma tarefa difícil, mas é extremamente importante para o ambiente de trabalho. 

A inteligência emocional permite que você tenha relacionamentos mais empáticos. Quando você consegue reconhecer suas próprias emoções, tem uma chance melhor de conhecer as emoções dos outros. Um método para desenvolver a inteligência emocional é aprender a nomear suas emoções, tendo consciência de seus sentimentos no momento presente.

Além disso, aprender a compreender suas próprias emoções permite que você identifique padrões em seu comportamento que afetam positivamente seu trabalho. Você pode descobrir que está mais alegre em um determinado horário do dia ou que é mais produtivo depois de planejar cuidadosamente o seu dia.

6. Cooperação e trabalho em equipe

A cooperação permite um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso. Quando as pessoas cooperam, elas compartilham ideias e desenvolvem soluções inovadoras para os problemas. As habilidades eficazes de trabalho em equipe envolvem muitas outras habilidades sociais, como empatia, escuta ativa e resolução de conflitos.

Pessoas com excelentes habilidades de cooperação aprendem a reconhecer as contribuições dos outros. Eles compartilham responsabilidades e capacitam outros para alcançar objetivos comuns. Você pode praticar a cooperação sendo aberto e receptivo às idéias dos outros.

Cooperação e trabalho em equipe são habilidades valiosas para enfatizar em seu currículo e em suas entrevistas. Os empregadores desejam pessoas que possam motivar os outros a fazer seu melhor trabalho.

Dicas para melhorar suas habilidades sociais

Algumas atitudes, além das que já foram mencionadas no texto, podem ajudar você a fortalecer suas habilidades sociais. 

Avalie o ambiente de trabalho

Entenda o ambiente onde você está trabalhando; conheça as pessoas e suas histórias para ter a capacidade de se relacionar com elas de maneira saudável. Entenda também as habilidades de seus colegas e como você pode aprender com elas.

Imite atitudes de pessoas de sucesso

As pessoas de sucesso não chegaram lá por acaso, elas têm habilidades importantes que devem ser imitadas. Observe e aprenda tudo o que você puder para crescer e trilhar o mesmo caminho promissor. 

Esteja disposto a aprender

Todos os dias são uma nova oportunidade de aprender e evoluir. Quando você se prende às suas certezas, fecha todas as portas por onde o sucesso pretende entrar. Duvide mais e permita-se não saber de tudo. 

Fortaleça seu espírito comunitário

Lembre-se de que você faz parte de uma equipe e deve trabalhar junto com ela para que os resultados sejam positivos para todos. Trabalhe suas habilidades de trabalhar em conjunto e trate como seus os objetivos de seus colegas.