Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Interior de São Paulo: Confira quais são as cidades para se morar com melhor qualidade de vida

Qualidade de vida é um dos fatores que fazem muitos buscarem novos lugares para residir. Na região de São Paulo não é diferente. As cidades apresentam pluralidade de benefícios capazes de agradar diversos gostos e interesses. 

Indicadores de saúde, educação, lazer, tranquilidade, ofertas de trabalho ou novas perspectivas de vida estão entre os estimulantes para viajar até lá. Mas será que podem ser todos atendidos?

Desde 1991, dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao longo dos anos apontam que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo está entre os mais altos do país, alcançando a segunda colocação entre as regiões.

Com isso em mente, fica fácil determiná-la como uma opção viável para tentar residir. Porém, por qual cidade optar? Quais fatores contribuem para uma boa escolha? São questionamentos válidos antes de viajar. 

3 melhores cidades para residir em São Paulo

Com o objetivo de responder às inquietações, confira 3 cidades da região que oferecem uma infraestrutura que contribui para o bem-estar de seus residentes.

1. São Caetano do Sul

São Caetano do Sul apresentou em 2022 os melhores indicadores de IDH do país. A renda per capita gira em torno de 2 mil reais, alto investimento no setor educacional e expectativa de vida girando em torno dos 78 anos de vida para seus residentes.

2. Águas de São Pedro

Detentora do segundo melhor IDH do Brasil, Águas de São Pedro tem sua indústria voltada para atender as demandas turísticas, refletindo em possibilidades de emprego no setor. Localizado em um cenário de forte contato com a natureza, o município detém termais, tratamentos de saúde alternativos e tranquilidade como indicadores positivos.

3. Guaratinguetá

Uma pesquisa realizada em 2022 apontou Guaratinguetá como a cidade brasileira com menor custo de vida. Sua aproximação com o litoral e a capital refletem na acessibilidade de benefícios e redução de custos. 

Além disso, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho da região aponta oportunidades de emprego nos setores de construção civil, comércio, indústria e área administrativa. 

Gostou do conteúdo da matéria? Então já salva o link para acessar e compartilhar com os amigos quando quiser. Além disso, deixe nos comentários sua experiência em alguma dessas cidades.

Imagem: Isma Braz / Pixabay