Blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias
mulher oculos feliz notebook

Home office: tudo que você precisa saber para otimizar esse sistema de trabalho

Este ano atípico em decorrência da pandemia do Covid-19 fez com que muitas empresas e profissionais se adaptassem ao estilo de trabalho home office. O que antes era algo pouco comum, se tornou um método quase que unânime no mercado de trabalho. 

Com o avanço do contágio pela doença, muitos estados brasileiros fizeram o lockdown, um período no qual apenas serviços essenciais podiam funcionar. Ou seja, todas as outras empresas precisaram se adaptar para que os funcionários começassem a trabalhar em casa.

Caso contrário, a empresa precisaria parar de funcionar. Neste cenário, muitas pessoas começaram a trabalhar no próprio lar. Com isso, precisaram montar uma nova rotina de vida e de trabalho também. 

É um desafio até hoje, dado que em casa existem muitas distrações, a falta do convívio com as pessoas abala o psicológico dos profissionais e as regras com o serviço são mais rígidas.

maos femininas home office notebook
Fonte: Freepik

Isso porque, com a distância, os empreendedores precisam se adaptar para ter controle de como sua equipe está se desempenhando. Uma curiosidade sobre o tema é que home office, não significa trabalhar em casa e sim, fazer seus serviços à distância. 

Então, se refere a qualquer atividade que não seja feita presencialmente. Pode ser em restaurantes, cafés, shoppings, coworking e diversos outros locais que oferecem a infraestrutura adequada. 

Independentemente do ambiente, existem algumas dicas para tornar o trabalho à distância mais produtivo e eficiente. Por ser um novo desafio, algumas pessoas não conseguem se adaptar com facilidade. Desta forma, as sugestões a seguir podem ajudar.  

Como melhorar a rotina no home office

Muitas pessoas acreditam que trabalhar em home office é mais tranquilo do que presencialmente. Entretanto, a única coisa que muda nesse novo método é o endereço, já que as regras e comprometimento devem ser os mesmos.

Então, horários precisam ser cumpridos, a vestimenta em reuniões deve seguir o padrão estabelecido pela empresa,  a produtividade deve se manter alta e claro, estar disponível para contato dentro do horário comercial é fundamental. 

As regras e exigências continuam as mesmas, e por isso, o serviço não deve deixar de ser levado a sério por estar trabalhando em casa. Então, o primeiro passo é não deixar o espírito profissional de lado e cair na tentação do sofá e cama após o almoço, por exemplo. 

Entenda como melhorar a rotina home office e equilibrá-la entre horário de serviço e momentos pessoais. 

Reserve um ambiente para trabalhar

Ter um espaço dedicado ao trabalho em casa é uma boa alternativa para separar vida pessoal e profissional. Além de auxiliar as pessoas a entrarem no espírito de trabalho, ainda é um espaço mais tranquilo e sem interrupções para trabalhar.

Quem tem um quarto reservado para esta finalidade é ótimo. Entretanto, essa não é a realidade de muitos. Por isso, montar um escritório, mesmo que pequeno, no quarto, sacada ou até mesmo na sala é uma boa solução.

Para as pessoas que não tem essa possibilidade ou não desejam gastar dinheiro com isso, reserve um espaço da casa para trabalhar. Por exemplo, a mesa de jantar. Coloque todos os materiais necessários ao começar o expediente e depois, os retire para os momentos de descanso. 

Reservar um local é o ideal para mais tranquilidade, eficiência no serviço e entender que é hora de trabalhar. 

Organização é a chave do sucesso

Organizar a rotina para melhorar o fluxo de trabalho é importante. Se atente aos horários e compromissos para que do horário x ao y, possa se dedicar exclusivamente ao trabalho. 

Outro ponto importante é organizar a agenda de trabalho de cada dia. Faça listas, programe a rotina e afazeres, assim conseguirá visualizar tudo que precisa ser feito e conseguir atender a demanda com mais facilidade.

Anote tudo! Crie sistemas que otimizem o trabalho, como planilhas, layout de e-mails ou ferramentas para deixar todo processo mais rápido. E claro, ambiente bagunçado deixa a mente mais confusa.

Deixe o espaço de trabalho organizado e limpo, desta forma o bem-estar e produtividade aumentará durante o expediente. 

Faça pausas e mantenha o espírito profissional

Um hábito que pode melhorar o rendimento dos profissionais é trocar o pijama para algo mais profissional. Claro, ao ficar em casa, opte por opções mais confortáveis, entretanto, só a ação de mudar de vestimentas, já estimula o cérebro a produzir mais.

Essa dica é ótima. Ao trabalhar presencialmente, é normal que as pessoas vão até o banheiro, peguem cafés e conversem rapidamente com os colegas. Ao ficar em casa, esse contato é cortado e por isso, o psicológico pode ficar abalado pela falta de interações sociais.

Uma solução para amenizar essa situação, é fazer pausas regulares e se movimentar, comer, conversar com algum outro morador ou apenas tomar um ar fresco na varanda.

Essa medida alivia o cansaço mental das pessoas por alguns instantes, fazendo com que se sintam mais dispostas ao longo do dia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *