Governo de SP irá reforçar busca por alunos com risco de evadir; entenda
A Secretaria da Educação do estado de São Paulo (Seduc-SP) pretende reforçar as ações da “Busca Ativa” nas milhares de escolas estaduais com o intuito de enfrentar a evasão escolar. Com isso, o governo está procurando garantir o direito ao ensino e aprendizado dos 3,5 milhões de estudantes da rede paulista.
Saiba mais detalhes sobre as iniciativas tomadas pela secretaria.
Foco das novas medidas de SP serão os alunos com risco de evadir
Na edição da última quarta-feira (6) do Diário Oficial do estado, foi publicada a nova resolução Seduc 39, que determina quais regras deverão ser seguidas pelas instituições de ensino. Nesse sentido, a direção das escolas precisarão adotar as novas ações do governo estadual a partir de três faltas consecutivas.
Além disso, a nova resolução também auxiliará os profissionais da rede a respeito da “Busca Ativa” e ainda com a necessidade de envolver toda a comunidade escolar, objetivando alcançar a meta estadual de permanência e recondução dos estudantes de São Paulo para as salas de aula.
Por fim, a resolução também estipula o acompanhamento de forma individual, a atualização cadastral bimestral dos estudantes e o acompanhamento diário da sua frequência por parte das instituições e da Diretoria de Ensino. Ademais, será preciso contato e notificação de pais ou responsáveis.
Vale ressaltar que, se o acompanhamento individualizado não corresponder aos resultados imaginados, a instituição de ensino deverá entrar em contato com colegiados auxiliares internos, como Associação de Pais e Mestres, Grêmio Escolar, Conselho Escolar, além de produzir um relatório a respeito dessa situação.
Lembrando que os estudantes que possuem frequência irregular e número excessivo de faltas terão o direito garantido à recuperação da aprendizagem e do conteúdo. Já os profissionais dessas redes de ensino paulistas receberão o apoio de duas ferramentas: o Diário de Classe e o Painel Aluno Presente.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Unsplash