Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Fenômeno faz paisagem de cidade de São Paulo ficar parecida com a de Marte

Um vento forte, proveniente de uma breve tempestade gerada por nuvens carregadas devido ao calor, pintou o céu de laranja no final da tarde desta quarta-feira (15) em Araraquara, em São Paulo.

Os dados da estação meteorológica do Ciiagro em Araraquara revelam que a temperatura atingiu quase 38 °C durante a tarde do feriado, marcando mais um dia de calor extremo em São Paulo.

Saiba mais a seguir!

Impacto do Forte Calor e Tempestade em Araraquara, São Paulo

Antes do início da tempestade, por volta das 17h40, a temperatura na estação meteorológica de Araraquara registrava 34 °C. Vinte minutos depois, com a chegada da ventania, o termômetro indicava 26 °C, representando uma queda abrupta de 8 °C em um curto período.

A intensidade do vento levantou poeira do solo ressecado pelo calor intenso dos dias anteriores, conferindo à paisagem uma tonalidade alaranjada, muito semelhante à paisagem que conhecemos do planeta vermelho, Marte.

Mais um dia de calor intenso em SP

São Paulo experimentou mais um dia de calor intenso, com máximas de 39,4 °C em Barretos; 38,6 °C em José Bonifácio e Bebedouro; 38,3 °C em Valparaíso e Ribeirão Preto; 38,0 °C em Bauru; 36,8 °C em Tupã; 36,7 °C em Jales; 36,6 °C em São Carlos; 36,5 °C em Campinas; e 36,4 °C em Sorocaba, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na capital, a temperatura máxima no Mirante de Santana foi de 36,2 °C, enquanto a estação de SESC-Interlagos registrou 36,7 °C. No Campo de Marte, a máxima foi de 34,8 °C, e em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Aeroporto atingiu 35,6 °C.

Previsão para os próximos dias

A MetSul prevê mais tempestades isoladas nos próximos dias devido ao calor excessivo em São Paulo, com a instabilidade mais intensa esperada para a sexta-feira e, principalmente, o fim de semana, incluindo chuvas fortes e vários temporais com ventos intensos, capazes de causar danos.

Imagem: Reprodução/RAFAEL PERES