Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Estados brasileiros têm risco de forte chuva

Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, se formou sobre o Brasil, influenciando as regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Nesta quarta-feira, chuvas aumentam nessas áreas.

Ventos marítimos moderados trazem umidade ao leste da Região Sul e Sudeste, gerando mais nuvens e chuvas.

Clima Atual no Brasil: Chuva e Impactos da Zona de Convergência do Atlântico Sul

Instabilidades da Zona de Convergência Intertropical intensificam as chuvas no litoral da Região Norte.

Previsão do tempo para o Brasil em 24/01/2024 – quarta-feira:

Região Sul: Ventos circulantes concentram umidade no leste. Sol no Rio Grande do Sul, com possíveis chuvas à tarde no norte e nordeste, incluindo a Grande Porto Alegre. Alerta para chuvas intensas no Vale do Itajaí, litoral catarinense e litoral paranaense. Demais áreas de SC e PR com chuvas frequentes.

Região Sudeste: Instabilidades da ZCAS afetam parte da região. Dia chuvoso com alerta para transtornos no litoral sul de São Paulo, Vale do Ribeira (SP), estado do Rio de Janeiro, Vitória, centro-sul capixaba, Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e sul do Vale do Rio Doce. Sol apenas no extremo oeste de São Paulo, com o restante instável e chuvas moderadas a fortes.

Região Centro-Oeste: Instabilidades da ZCAS atuam em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, causando nebulosidade e chuvas. Maior parte com muitas nuvens, chuvas com raios e sol. Mato Grosso do Sul terá sol forte, mas chuvas à tarde e à noite.

Região Nordeste: Ar úmido predomina, com instabilidades da ZCAS afetando parte da região. Alerta para chuvas intensas na Bahia, sul do Maranhão e centro-sul do Piauí. Sol e chuvas isoladas em algumas áreas.

Região Norte: Instabilidades da ZCAS afetam parte da Região Norte. Nuvens carregadas se desenvolvem devido ao ar quente e úmido. Roraima e noroeste do Amazonas terão sol forte. Chuvas a qualquer momento em algumas áreas, com risco de fortes precipitações.

Imagem: Reprodução/Freepik