Blog

Mantenha-se atualizado com os últimos artigos
Entrevista por Whatsapp: dicas de como se preparar 1

Entrevista por Whatsapp: dicas de como se preparar

Com a chegada da modernidade, muitas empresas começaram a se adaptar e inovar em vários ramos para obter melhores resultados, qualidade e desempenho. Nesse processo, poupar tempo também é uma solução bem-vinda.

O Whatsapp é uma ferramenta originalmente criada para troca de mensagens, hoje, suas múltiplas funções substituem até as ligações convencionais. Inclusive, algumas empresas a utilizam como método de entrevista de emprego para novos funcionários.

 Pode parecer estranho, mas sim, é real. Se você está buscando emprego ou já se candidatou para algum e sabe que sua entrevista será por Whatsapp, essas dicas vão te ajudar a estar preparado para quando o momento chegar. Confira!

As empresas e o Whatsapp

Realizar um processo seletivo para contratação de novos profissionais é bem custoso, embora não imaginemos isso, além do tempo que é gasto na avaliação dos candidatos.

O novo método adotado pelas empresas de realizar entrevistas por Whatsapp tem gerado muita economia, financeira e de tempo gasto. Por esse motivo, tornou-se a opção favorita dos RHs.

Mas, é importante ressaltar que mesmo nesta modalidade de entrevista é necessário adotar um comportamento adequado, um visual excelente, um bom cenário e um bom ambiente.

Cenário e vestuário

Acho que você nunca iria para uma entrevista de emprego com uma calça de moletom, chinelos e uma camisa velha, não é? É o mesmo princípio para entrevistas por Whatsapp.

Use vestes adequadas, que coincidam com a situação, se arrume bem e mostre um bom comportamento. Você deve parecer uma pessoa bem cuidadosa, que sabe se arrumar para determinados momentos, que mostra presença e não é desleixado.

Lembrando que vale tanto para homens quanto para mulheres. Uma dica extra que pode ajudar é manter atenção ao cabelo, em ambos, no excesso de maquiagem e joias, no caso das mulheres, e na barba, no caso dos homens.

Depois de se arrumar, é a vez do cenário. O cenário também vai denunciar sua personalidade, ambientes desajeitados e impróprios para esse tipo de entrevista vão fazê-lo desclassificado na entrevista por Whatsapp e consequentemente da vaga de emprego.

Para evitar isso, busque por um local de cor neutra, com uma boa iluminação, decoração não exagerada e bem organizado, isso vai mostrar que você é uma pessoa bem cuidadosa, organizada e limpa.

Comportamento

Não é uma entrevista presencial, mas o comportamento é essencial e você será avaliado por isso. Por isso, algumas coisas você deve evitar como distrações, interrupções, desvio de olhar, gagueira, gestões e fala.

É muita coisa, mas são pontos importantes a prestar atenção. Evite enrolar nas falas, seja direto e preciso ao responder perguntas. Fique atento também nas palavras e no tom da sua voz durante a entrevista por Whatsapp.

O perfil do candidato

Sua rede social é um espelho de você, ou seja, nele contem como você é como pessoa e isso também cai na avaliação de uma empresa na hora da entrevista por Whatsapp. As empresas buscam conhecer seus funcionários, saber mais deles, seus perfis, seus gostos.

Isso os ajudará a ter uma ideia de como você é e como será quando estiver trabalhando na empresa. Siga essas dicas e tudo vai ficar bem.

Primeiro, não use fotos ousadas no seu perfil, tente parecer profissional. Eu sei que é um perfil pessoal, mas você deve conseguir ser vista com bons olhos pelos entrevistadores.

Outro fator são as bios, descrições e frases que você coloca no seu perfil. Frases contendo alto índice de palavreado, cunho sexual ou duplo sentido podem ser pontos negativos que o farão ser desclassificado para ocupação da vaga.

A entrevista por Whatsapp vai substituir a entrevista presencial?

Na minha opinião, isso é pouco provável. Sim, é uma forma de economizar tempo, no entanto, não é a melhor maneira de conhecer perfeita o candidato para a vaga. Muitas pessoas mostram diferentes faces na internet e na vida real.

Por isso, se as empresas quiserem realmente conhecer seus futuros funcionários, a melhor maneira de garantir uma boa contratação seria presencialmente, sem dúvida alguma.