Ensino médio 2024: 435 mil alunos precisam escolher seu caminho até setembro em São Paulo
Os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino deverão escolher um dos três itinerários formativos até o dia 15 de setembro. O processo será feito na rematrícula para o ano letivo de 2024 e a previsão é que 435 mil estudantes estejam nesse grupo.
Saiba mais detalhes sobre o ano letivo do ano que vem.
Escolha servirá como base para as próximas etapas do ensino médio
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) resolveu reduzir o número original de opções de aprofundamento, de 12 para apenas três. A mudança foi realizado por causa de uma demanda dos professores e estudantes e foi anunciada com a volta às aulas para o segundo semestre deste ano.
“Chegamos a essa reformulação com base em uma escuta ativa da rede, levando em consideração o estudante e sua formação. Aqueles adolescentes que têm dúvidas podem contar com suas escolas, que estão aptas para oferecer esse suporte”, disse o secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder.
O novo modelo propõe três itinerários formativos: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As opções serão ofertadas em 3.700 escolas públicas de ensino médio. O ensino técnico também será contemplado.
As inscrições para matrícula e rematrícula dos alunos deverão ser feitas por meio do site da secretaria até o dia 15 de setembro. Já no dia 11 de dezembro, serão divulgadas as escolas públicas onde as vagas para cada itinerário estarão disponíveis.
Por fim, vale ressaltar que, por causa do possível aumento da demanda nos itinerários de formação técnica, a prioridade será para os estudantes já matriculados. Além disso, haverá alguns critérios de desempate, como notas, frequência escolar e a distância entre a casa do aluno e a escola escolhida.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: gpointstudio/Freepik