Blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias
homem negócio contrato (1)

Tipo de empresas que estão contratando agora no início do ano

Neste texto vamos falar sobre o tipo de empresas que estão contratando agora no início do ano. Para que você possa iniciar 2021 atento às oportunidades do mercado. Um novo ano, uma nova chance de se reinventar e quem sabe encontrar o emprego dos seus sonhos!

O Brasil enfrenta uma crise econômica, a qual foi agravada pela pandemia causada pelo vírus da COVID-19. Diante da queda de contratações e aumento do preço de mercadorias, o que resta é se reinventar. Felizmente, alguns setores não param de contratar e novas oportunidades têm surgido.

Tipo de empresas que contratam no início de ano

Diante da situação pandêmica que vivemos, é necessário se adaptar e se reinventar, felizmente, alguns setores continuam a contratar e além disso, houve um considerável crescimento de trabalhos via meios digitais. 

Nesse cenário, novos empregos surgiram e se expandiram no mercado, dentre os tipos de empresas que contratam, podemos citar:

  • Escolas particulares;
  • Universidades particulares;
  • Empresas de turismo;
  • Empresas de atendimento telemarketing;
  • Empresas home office;
  • Empresas com entrega delivery;
  • Empresas com desenvolvimento de software. 

Após alguns meses fechadas, escolas e universidades retomaram os serviços com aulas híbridas, que variam entre o virtual e o presencial. O turismo também tem voltado e as medidas preventivas requerem que mais pessoas voltem ao trabalho. O delivery já havia conquistado o mercado e diante da nova condição tem se expandido mais.

As demais são por si só trabalhos remotos, que não requerem contato pessoal. Dessa forma, não foram diretamente afetadas pela pandemia e não pararam de empregar novos profissionais. O atendimento ao telemarketing não requer graduação específica. Um curso rápido preparatório já é suficiente. 

Férias 

As férias variam de acordo com a profissão, empresa e contrato. Além disso, foram diretamente afetadas pela pandemia, no caso de muitas profissões. No entanto, é um direito do trabalhador que deve ser respeitado, mediante pagamento de multas por parte do contratante. 

Pandemia

A pandemia alterou a rotina de todos no mundo todo, o que afetou também as condições de trabalho. Muitas pessoas passaram a exercer suas funções de casa, estilo home office. 

No entanto, outras ficaram desempregadas. Não bastasse, a economia também foi afetada, o que resultou no aumento do preço dos produtos.

Escolas particulares

escola livros quadro
Fonte: Freepik

Diante da situação pandêmica, as escolas precisaram se adaptar para que os alunos não fossem prejudicados. Assim, o ensino tornou-se remoto, por meio de aplicativos de reuniões virtuais, ou seja, as escolas não cessaram suas atividades, o que significa oportunidade de emprego no setor.

Como ocorre a contratação

Enquanto as contratações em escolas públicas ocorrem por meio de concursos, nas particulares a seleção se dá por meio da análise de currículos e realização de entrevistas. Atualmente as maiores oportunidades nesse setor são para profissionais educacionais, tais como, professores e pedagogos.

Tipos de emprego

Em algumas regiões o ensino híbrido já foi implementado, ele consiste em uma combinação de aulas online e aulas presenciais, com menos alunos por sala. Esse método também exige a contratação de mais profissionais, que possam auxiliar os alunos dentro e fora da sala de aula.

Perfil dos candidatos desejado

Caso deseje lecionar, além de ter domínio dos conteúdos da área desejada, o candidato deve apresentar:

  • Experiência;
  • Dinamismo, criatividade e flexibilidade;
  • Conhecimento básico em informática;
  • Boa formação cultural;
  • Participação constante em congressos, seminários e cursos;
  • Boa postura;
  • Habilidade para lidar com turmas;
  • Domínio de línguas (caso ensine alguma disciplina de línguas).

Os pré-requisitos variam de acordo com a instituição, mas em suma, a lista acima apresenta o básico que um profissional qualificado deve ter para obter êxito na oportunidade de emprego para professor. Vale apenas dar uma pesquisada nas escolas da sua cidade.

Vejatambém vagas para Educação

Universidades Particulares

O ensino é um setor que não para nunca, mesmo diante da pandemia do coronavírus. Logo, a oportunidade de empregos nessa área é sempre crescente. 

As oportunidades de emprego em universidades particulares têm aumentado ainda mais com o crescimento desse tipo de empresa pelo país. Isso porque, estas não exigem concurso.

Como ocorre a contratação

Diferente das universidades públicas, para lecionar em universidades particulares não é preciso participar de concursos. O candidato deve passar por um processo seletivo da própria universidade. Na maioria das vezes, esse processo consiste na análise de currículo e entrevista.

Perfil dos candidatos desejado

Para concorrer a uma vaga de emprego em uma universidade particular o candidato deve ter algumas características específicas e atender aos requisitos da vaga. Que em suma consiste em domínio da matéria, domínio de línguas, experiência, boa postura e habilidade para lidar com turmas. 

Tipos de emprego

Vale lembrar, que além de professores, o bom funcionamento de universidades exige profissionais de limpeza, segurança, tesouraria, alimentação, dentre outros, indiretamente ainda afeta tipo de empresas em vários setores da sociedade, como produção de materiais escolares, motoristas de aplicativo, dentre outros.

Vagas para serviços gerais, segurança e alimentação.

Tipo de empresas de Turismo

Após meses parados por conta da pandemia, o setor turístico tem retornado aos poucos e com a necessidade de atender a uma série de cuidados. Este é responsável por considerável parcela da economia brasileira, isso porque o setor abrange diversas áreas, tais como, aeroportos, hotéis, restaurantes, dentre outros.

aviao viagem turismo
Fonte: Freepik

Afinal, embora o turismo no Brasil ainda não seja 100% explorado, esta é de fato uma das áreas que mais gera empregos no país. Em 2019 o setor foi responsável por gerar cerca de 319 milhões de empregos, assim, a cada 10 oportunidades de trabalho uma era do setor turístico.

Como ocorre a contratação

Esse tipo de empresas trabalha direta ou indiretamente com o setor turístico que oferecem oportunidades. Há várias empresas que apresentam as oportunidades de emprego em aberto na área do turismo para o Nordeste, você também pode pesquisar oportunidades na sua região.

Perfil dos candidatos desejado

Algumas das profissões dessa área requerem curso superior ou técnico, outras apenas cursos preparatórios. O fato é que, oportunidades não faltam. 

Tipos de emprego

Tipo de empresas de turismo no Brasil tem crescido cada vez mais, consequentemente, as oportunidades de trabalho também. Dentre os empregos ofertados por diversos tipos de empresas deste setor, podemos citar:

  • Guia turístico;
  • Agente de viagens;
  • Consultor de intercâmbio;
  • Piloto de avião;
  • Comissário de bordo;
  • Recepcionista de hotel;
  • Chef de cozinha;
  • Garçom de restaurante;
  • Taxista;
  • Motorista;
  • Promotor de eventos;
  • Comandante de navio.

Como é possível notar o setor abrange diferentes áreas e assim com o seu retorno abre a possibilidade de vagas para vários tipos de profissionais. 

Veja vagas para Turismo

Tipo de Empresas que contratam home office

O home office consiste no trabalho remoto, ou seja, você cumpre com as suas atividades sem precisar estar em um escritório ou empresa. 

Durante a pandemia, esta modalidade de trabalho cresceu muito e se tornou uma alternativa até mesmo para trabalhos presenciais.

Como ocorre a contratação

As oportunidades são diversas e está cada vez mais fácil encontrar as oportunidades de emprego remoto disponíveis no momento em diversos tipos de empresas do mundo todo. 

Perfil dos candidatos desejado

O home office exige apenas um ambiente tranquilo para se concentrar e um computador com acesso à internet. Essa modalidade tem se tornado famosa por que permite o profissional trabalhar do conforto de casa e estar mais próximo a família. 

Tipos de emprego

Existem diversos tipos de empresas que permitem o trabalho home office:

  • Agentes de atendimento;
  • Telemarketing;
  • Diversos tipos de empresas de consultorias;
  • Televendas.

Além disso, você também pode trabalhar por conta própria estilo home office. Como designer gráfico, caso tenha habilidade. Escritor, redator, editor, professor particular, tradutor de documentos. Você ainda pode montar uma loja online ou trabalhar como secretária ou assistente pessoal. 

Vagas também para telemarketing e atendimento.

Tipo de empresas de atendimento telemarketing

mulher sorrindo telemarketing escritório
Fonte: Freepik

O telemarketing consiste no marketing direto via telefone, ou seja, o profissional liga diretamente para o cliente para oferecer um serviço ou produto, ou mesmo para prestar suporte técnico ou fazer cobranças. Esse tipo de empresas não exigem contato direto com terceiros e estão sempre em alta no mercado. 

Como ocorre a contratação

Para conseguir um emprego neste setor pesquise se na sua cidade existe alguma empresa de atendimento de telemarketing, envie seu currículo. Caso seja selecionado, você participará de uma entrevista e seleção. Ao final das etapas, você saberá se ficará ou não com a vaga.

Perfil dos candidatos desejado

O trabalho exige apenas conhecimento básico de computadores, boas maneiras com atendimento, boa dicção e audição e habilidade para lidar com clientes. 

Tipos de emprego

Existem diversos tipos de empresas de telemarketing em diversas cidades do Brasil, estas prestam serviços para outras empresas. 

Veja vagas para Telemarketing

Tipo de empresas com entrega delivery

O delivery consiste na entrega de produtos, você solicita que um determinado produto que deseja seja entregue em sua casa ou trabalho, e um entregador o faz. Esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais popular e se intensificou durante a pandemia.

Esse sistema ainda é recente e está em crescimento no mercado. Mas contribui com a segurança do entregador e reduz custos do contratante.

Como ocorre a contratação

A contratação pode ser direta ou terceirizada, por exemplo uma lanchonete pode anunciar que precisa de entregador, você envia seu currículo e se conseguir a vaga seu pagamento é feito diretamente da empresa que te contratou para você. 

Perfil dos candidatos desejado

Atualmente, praticamente todos os bares, restaurantes, pizzarias e afins dispõem do sistema de delivery, dessa forma, as vagas nessa área são constantes, dentre as exigências é que o entregador tenha seu próprio transporte e seja habilitado. Trabalhar com delivery é uma oportunidade de emprego fixo ou renda extra.

Tipos de emprego

Existem em algumas regiões do país plataformas online que permitem pequenos comerciantes oferecerem serviços de delivery. O sistema funciona nos mesmos princípios do telemarketing, uma empresa contrata entregadores e disponibiliza o serviço destes para outras tipos de empresas.

Veja as vagas para delivery

Tipo de empresas de Marketing digital

Mais do que nunca o marketing digital tornou-se fundamental para o crescimento de diversos tipos de empresas. O aumento exponencial do uso de redes e mídias sociais obriga lojistas a se aproximarem dos seus clientes por meio de atrativas propagandas virtuais e existência de redes sociais atrativas.

marketing digital seo
Fonte: Freepik

Assim, a criação de propagandas e a manutenção de redes sociais de vários tipos de empresas tem se tornado a galinha dos ovos de ouro dos profissionais do marketing. 

Como ocorre a contratação

Esse trabalho pode ser feito de casa, estilo home office, você pode trabalhar por contrato para uma empresa ou para diversas empresas.

Perfil dos candidatos desejado

Para exercer esse tipo de função o profissional deve ter qualificação, ou seja, ser formado na área. Existem no mercado empresas que contratam profissionais de marketing e terceirizam seus serviços para outras empresas. 

Tipos de emprego 

Nota-se que o mercado oferece variadas oportunidades para profissionais do marketing. Vale a pena ficar de olho nas plataformas dessas empresas e na primeira oportunidade enviar seu currículo, além disso você pode oferecer seus serviços diretamente a uma empresa ou pessoa. 

Veja vagas para Marketing Digital

Empresas de desenvolvimento de software

Atualmente, o desenvolvimento de softwares é uma das atividades que estão mais em alta no mercado. 

programadores software notebook computador
Fonte: Freepik

A atividade vai desde a criação de programas simples para pequenas empresas que buscam otimizar seus serviços ou programas mais complexos para grandes empresas ou multinacionais. Esses serviços podem ser ofertados para os mais diversos tipos de empresas e a concorrência é significativamente baixa.

Como ocorre a contratação

Você pode enviar seu currículo para grandes empresas e seus parceiros, como a Microsoft, criar programas para pequenos negócios da sua própria cidade, a fim de otimizar os serviços do empreendimento ou mesmo montar seu próprio negócio e ser seu próprio chefe.  

Perfil dos candidatos desejado

O trabalho consiste basicamente no desenvolvimento e execução de programas de computadores, no entanto exige formação superior e grande habilidade com tecnologia.

Tipos de emprego 

Assim como em muitas áreas, para o setor de desenvolvimento de software diversas oportunidades a profissionais com qualificação, como por exemplo:

  • Analista programador php e javascript; 
  • Engenheiro de sistemas;
  • Desenvolvedor teste;
  • Desenvolvedor mobile etc.

Neste texto foi mostrado quais são os tipos de empresas que mais contratam no início do ano. As condições não são tão favoráveis, mas felizmente existem muitas oportunidades no mercado. Caso tenha gostado do texto ou tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e acompanhe nosso blog.

Veja vagas para Tecnologia e software

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *