Blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias
homens apertando mão incinuando acordo

Tipos de empresas que estão contratando agora no final de ano

No final do ano é comum vários tipos de empresas realizarem seleção de candidatos para contratação temporária de mão de obra. Isso se deve principalmente ao aquecimento na economia nesse período.

Essas vagas surgem em setores como o comércio, serviços e indústria, que disparam em produtividade e demanda. Mas, indiscutivelmente, a maior demanda vem do comércio. 

O fim de ano é uma oportunidade para ingressar ou retomar o mercado de trabalho, por isso traremos aqui os principais tipos de empresas que contratam durante esse período e como ocupar essas vagas.

Tipos de empresas que contratam no final de ano

Como já dito, os setores de comércio, serviços e indústria disparam em produtividade e demanda durante esse período. A maior demanda e necessidade de novos empregados vem da área do comércio.

É válido ressaltar que a contratação temporária tem legislação própria e é permitida em casos específicos. O trabalho tem duração máxima de 6 meses e pode ser prorrogado por mais 3 meses somente com autorização. 

Os trabalhadores temporários têm alguns direitos equivalentes aos trabalhadores permanentes como:

  • Remuneração equivalente; 
  • Jornada de 40 a 44h semanais; 
  • Repouso semanal remunerado; 
  • Pagamento de hora extra, adicional noturno, insalubre ou periculoso; 
  • Seguro contra acidente de trabalho; 
  • Proteção de Previdência Social e contagem do tempo de serviço para aposentadoria.

Se você quiser ler mais sobre essas mudanças, leia a nova lei e decreto que regulamenta o assunto, que são: Lei nº 13.429/2017 e Decreto nº 10.060/2019.

Natal

A portaria nº 422/2018 considera os seguintes feriados no fim de ano: o dia 24 de dezembro, a véspera de Natal, por isso é um feriado nacional. Já no dia 25, considerado o dia, permite o ponto facultativo a partir das 14h.

Esse período, muito marcado por confraternizações e festas familiares, é comum a troca de presente. Isso resulta na alta de vendas em diversos tipos de empresas, que para atender essa demanda, contratam mais funcionários.

Passagem de ano

A mesma portaria citada anteriormente, também considera o dia 31 de dezembro como dia facultativo a partir das 14h.

Legalmente, não é permitido trabalhar nos feriados civis e religiosos, mas às vezes isso não é seguido. Pois há ramos que não podem pausar seus serviços como os hospitais, por exemplo. Mas, por outro lado, a Lei nº 605/1949 determina que a remuneração deve ser paga em dobro nos feriados.

E mesmo nesse período de passagem de ano, ainda muitos setores estão aquecidos e isso mantém o aumento de procura em vários tipos de empresas.

Shoppings

As vagas do fim do ano para os shoppings costumam ser anunciadas em jornais de grande circulação. Ao coincidir com a Black Friday, a renovação de estoques e a cultura de presentear parentes e amigos, tendemos a comprar muito mais nessa época do ano. 

shopping
Fonte: Freepik

Por isso, é vantajoso para os gestores investir na ampliação do quadro de funcionários, para suprir a alta demanda no atendimento ao cliente. Seja no teleatendimento, na parte de vendas, reposição de estoque ou atendimento no caixa. 

Um outro canal de vendas que tem sido muito requisitado é a parte de vendas online. Logo, é preciso haver uma equipe de teleatendimento para reclamações e dúvidas dos clientes. 

Como ocorre a contratação

Em virtude da pandemia, muitas empresas optam que o envio dos currículos seja feito via e-mail ou pelo site. Aconselhamos que você se atente ao meio de contato. Lembre-se: Evite aglomerações desnecessárias.

Perfil dos candidatos desejado

Esses tipos de empresas buscam, especialmente na área de comércio, trabalhadores proativos e responsáveis e que são hábeis na comunicação com o cliente. 

Dentro da sua realidade, busque cursos que contribuam para o seu retorno ou ascensão no mercado de trabalho. Há muitos cursos gratuitos ou com preços acessíveis. 

Você gostaria de um post sobre habilidades profissionais e cursos? Comenta aqui embaixo.

Tipos de emprego

Em shoppings, normalmente contratam no final do ano pessoas para a parte de vendas e de estoque. Leia atentamente as vagas e envie seu currículo!

Veja vagas para atendente, vendedor e atendente de caixa.

Bares e restaurantes

Bares e restaurantes não são ramos essenciais e priorizados no cenário de pandemia. Por esse motivo, talvez não haja tantas contratações como em outros anos. Visto que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que a população permaneça em isolamento social, inclusive nas festas de fim de ano.  

Entretanto, há bares e restaurantes que operam com o funcionamento de horário e capacidade reduzidos ou sistema de delivery. Essa pode ser uma oportunidade de renda extra.

Como ocorre a contratação

Os meios de comunicação para contratação em bares e restaurantes são variados: podem circular em jornais e/ou redes sociais ou até por meio de indicação por terceiros. 

Perfil dos candidatos desejado

Para ocupar uma dessas vagas de emprego o candidato deve ter algumas características, que muitas vezes são específicas de cada setor. Para trabalhar em um bar pode ser necessário algumas habilidades como fazer drinks e teleatendimento. 

Tipos de emprego

As vagas variam de acordo com a necessidade do local: desde cozinheiros a entregadores. Veja qual vaga melhor se encaixa em seu perfil e contate a empresa. 

Veja também vagas para Garçom/Garçonete

Hotéis e pousadas

Quantas vezes você precisou de um hotel? Mas você tem ideia de quando surgiram? O serviço de hospedagem foi muito importante no desenvolvimento do turismo na Grécia Antiga. 

homem mulheres viagem hotel
Fonte: Freepik

Os jogos Olímpicos duravam dias e os apreciadores necessitavam de um local para dormir. Era uma maneira de movimentar a economia local e um motivo de orgulho para o povo grego. 

Apesar da pandemia, as pousadas e hotéis podem funcionar, desde que sejam cumpridas as normas sanitárias relacionadas à pandemia da COVID-19, por isso estão entre os tipos de empresas que contratam nessa época.

Com alta demanda no verão e uma necessidade ainda maior de higienização dos ambientes, o setor turístico necessitará ampliar o quadro de funcionários. Veja qual a melhor vaga que se encaixa em suas habilidades.

Como ocorre a contratação

Leia atentamente sites, perfis nas redes sociais e jornais de grande circulação. Além desses, a recomendação por terceiros é um truque importante no ramo de prestação de serviços. 

Atente-se aos perfis e grupos de vagas de emprego da sua cidade. Costumam postar muitas oportunidades. 

Perfil dos candidatos desejado

Para conseguir essa vaga de emprego o candidato deve ter algumas características, que muitas vezes são específicas de cada setor. Para trabalhar em hotéis e pousadas pode ser exigido algum curso superior e outras línguas.

Tipos de emprego

Em hotéis e pousadas, as necessidades variam de acordo com o presente quadro de funcionários. Essa análise depende do gestor e de suas possibilidades de contratação. Mas, devido às exigências das normas sanitárias, o setor de limpeza será bastante requisitado. 

Veja vagas para serviços gerais e supervisão

Agências de viagens

As agências de viagens não têm uma demanda tão alta no momento, quando comparamos aos finais de ano anteriores. Entretanto, podemos planejar, não é mesmo?

Como ocorre a contratação

Leia atentamente sites, perfis nas redes sociais e jornais de grande circulação. Além desses, a recomendação por terceiros é um truque importante no ramo de prestação de serviços. 

Perfil dos candidatos desejado

Para concorrer a uma vaga de emprego o candidato deve ter algumas características, que muitas vezes são específicas de cada setor. Para trabalhar em agências de viagens pode ser exigido algum curso superior e outras línguas.

Tipos de emprego

Em agências de viagens, as necessidades variam de acordo com o presente quadro de funcionários. Essa análise depende do gestor e de suas possibilidades de contratação.

Veja vagas de comercial/vendas

Supermercados e atacadistas

Esses tipos de empresas são uma necessidade básica e vital para a sociedade. Logo, sempre necessitam ampliar o quadro de funcionários. Mesmo com a pandemia, o ramo de supermercados e atacadistas continuou a ter resultados consideráveis. 

pessoa carrinho supermercado
Fonte: Freepik

No final do ano, muita gente quer fazer sua ceia de Natal com a família ou com quem escolheram para ser sua família. Por isso, o ramo de supermercados e atacadistas capricham na decoração e nas campanhas promocionais para incentivar as compras do consumidor. 

Por isso, investir na contratação, ainda que temporária, de novos funcionários é vantajoso, visto que a alta demanda de atendimento nessa época do ano. 

Consequentemente, os atacadistas necessitam de pessoas para transportar e renovar o estoque para revender aos supermercados de pequeno a grande porte.

Como ocorre a contratação

Leia atentamente sites, perfis nas redes sociais e jornais de grande circulação. Além desses, a recomendação por terceiros é um truque importante no ramo de prestação de serviços. 

Perfil dos candidatos desejado

Para alistar-se a uma vaga de emprego o candidato deve ter algumas características, que muitas vezes são específicas de cada setor. Neste caso, não há uma necessidade de comunicação como em outros tipos de empresas como as agências de viagens, pousadas e hotéis. 

Tipos de emprego

Assim como nos shoppings, os supermercados e atacadistas necessitam de mais colaboradores para abastecer o estoque até o atendimento no caixa. Acompanhe perfis de redes sociais e grupos referentes a vagas de emprego.

Veja vagas para atendente de caixa 

Empresas de Marketing digital

As vagas de Marketing Digital são destinadas a um conjunto de atividades para conseguir clientes. A divulgação pode ser para produtos, marcas ou serviços através de estratégias da própria área. 

Entretanto, é uma novidade para muitos gestores, especialmente para aqueles mais tradicionais. Hoje estar no meio digital é fundamental para o sucesso profissional de empresas. 

Como ocorre a contratação

A contratação de profissionais na área de Marketing Digital pode ocorrer pelos meios comuns como anúncio em redes sociais e jornais de grande circulação. Todavia, há alternativas para encontrar vagas como sites de freelancers. 

Outra maneira é se tornar um afiliado digital através de plataformas confiáveis como Hotmart, Eduzz e Monetizze. Para resumir, você basicamente atuaria como um representante comercial, só que ao invés de ir de porta em porta, a divulgação é realizada através de meios virtuais como YouTube, Instagram, Facebook e WhatsApp. 

Se é do seu interesse, podemos trazer mais conteúdos sobre esses assuntos. O mundo do Marketing Digital é muitíssimo vasto e traz uma série de possibilidades. 

Perfil dos candidatos desejado

Para esse tipo de vaga de emprego o candidato deve ter algumas características, que muitas vezes são específicas de cada setor. Para trabalhar na área de Marketing Digital são exigidos currículo, cursos relacionados e uma segunda língua, de preferência inglesa. 

Entretanto, nada que cursos específicos e o Google Tradutor não possam te ajudar. Já citamos em outros tópicos a importância do conhecimento em outra língua, ainda mais em um cenário de globalização e internet. 

Tipos de emprego

A depender da necessidade do gestor, você pode cuidar das redes sociais e/ou site. Pois nem todos os gestores têm habilidades com as novas tecnologias. Organize seu portfólio e mande para as empresas. 

O momento não é dos mais animadores para conseguir emprego, mas a intenção desse texto foi contribuir como um canal de ajuda e motivação. Se você tiver dúvidas e quiser mais posts sobre o assunto, entre em contato com a gente. 

Veja vagas para Marketing Digital