Blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias
Dicas para Entrevista de Estágio 1

Dicas para Entrevista de Estágio

Vida de universitário não é fácil e quando chega a hora de procurar um estágio, as coisas ficam ainda mais difíceis.

É normal que algumas pessoas sejam obrigadas até a largar seus empregos, para poder estagiar e cumprir as horas requeridas pela faculdade.

Além disso, conseguir um estágio remunerado é um privilégio que nem todo estudante consegue ter.

Um estágio BEM remunerado, então…

Com a alta concorrência, é preciso estar preparado nos mínimos detalhes para que, quando surgir a oportunidade de uma entrevista, o candidato esteja devidamente pronto para não deixar nada prejudicar seu desempenho.

Ser pontual, falar com um tom de voz firme e tranquilo, usar o vocabulário adequado e se mostrar disposto a aprender são alguns dos principais pontos para ser bem sucedido na entrevista, mas não para por aí.

Quem se veste corretamente na entrevista de estágio tem muito mais chances de ser admitido.

Algumas dicas que podem ajudar:

Posso usar Bermuda na entrevista de estágio?

Pode. Mas não é recomendado. O ideal é optar por calça comprida, que pode ser jeans ou social, como você se sentir melhor. Isso vale para homens e mulheres.

Posso usar brincos na entrevista de estágio?

Sim. Tanto homens quanto mulheres podem usar brincos na entrevista de estágio, mas o ideal é não sobrecarregar as orelhas com vários brincos. Use um. É o bastante. Há muitas empresas que não se importam com isso, mas você pode usar um visual mais neutro se não estiver disposto a arriscar.

Qual o melhor calçado para a entrevista de estágio?

O ideal é utilizar sapatos fechados. Isso vale para homens e mulheres. Sandálias e chinelos podem ficar para outras oportunidades. Sapato social geralmente é a melhor pedida para ambos os gêneros, mas você pode usar sapatênis, se sentir confortável ou tênis de passeio. Evite usar tênis coloridos, por exemplo.

Camisa ou camiseta?

A escolha entre camisa ou camiseta pode variar bastante, dependendo do tipo de empresa que você vai frequentar, mas, se você estiver na dúvida, opte por modelos de botão ou que tenham um corte diferente das camisetas básicas.

Para ambos os sexos, o ideal é não usar nada muito justo e nem muito largo.

Acessórios

Homens e mulheres podem usar acessórios durante a entrevista de estágio, sem nenhum problema, mas é recomendado que os acessórios sejam discretos.

Alianças, aneis de noivado e outros aneis são completamente permitidos, mas é interessante evitar aneis de times, caveiras, modelos góticos ou outros que possam chamar atenção excessiva.

Entre os homens, escapulario masculino, corrente fina, crucifixos e outros tipos de colares discretos são muito bem aceitos e mostram zelo pela aparência.

Entre as mulheres, qualquer colar delicado pode ser usado sem medo.

Pulseiras também podem ser usadas, sem nenhum problema, tanto por eles, quanto por elas, mas o ideal é não avançar na quantidade. Uma ou duas são o bastante e podem ser usadas em combinação com um relógio, por exemplo.

Posso usar boné na entrevista de estágio?

Pode, mas não deve. O boné é um acessório bastante casual e uma entrevista de estágio está na outra ponta. Ir de boné para uma entrevista pode passar e impressão de que você não entende a diferença entre um ambiente corporativo e um ambiente de lazer. Se possível, evite.

Dicas para entrevista de estágio

As dicas acima podem parecer simples, mas na prática, deixarão você mais seguro para se apresentar ao seu entrevistador.

Para finalizar:

  • Evite dormir tarde um dia antes da entrevista;
  • Procure fazer a barba e cortar os cabelos (para os homens), antes da entrevista;
  • Evite fumar no horário próximo da entrevista;
  • Lembre-se de desligar o celular antes de entrar na sala da entrevista de estágio;
  • Não use gírias ou palavrões durante a entrevista;
  • Sente-se de forma respeitosa
  • Leve seu currículo impresso, em um envelope.
  • Preste atenção no seu comportamento na sala de espera antes de entrar na entrevista, muitas vezes você começa a ser avaliado ali.

Por fim, mantenha-se calmo e confiante. 

Boa sorte!