Blog

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias
4 dicas para entrevista online de emprego 1

4 dicas para entrevista online de emprego

O mundo está cada vez mais moderno e não é incomum vermos entrevistas de emprego acontecendo de forma online, principalmente em meio à pandemia do Coronavírus. 

No entanto, essa tendência pode continuar mesmo após nos livrarmos da doença, pois traz alguns benefícios, como praticidade e rapidez no processo de seleção. A seguir, confira 4 dicas para entrevista online de emprego. 

Como participar de uma entrevista online? 

Para participar de uma entrevista online de emprego, você precisa primeiro enviar o seu currículo para as empresas e, é claro, ter os equipamentos necessários para conseguir participar da entrevista. 

É fundamental, por exemplo, ter um computador/notebook ou celular com acesso à internet e uma câmera para conseguir se conectar com a empresa. Além disso, é fundamental ter acesso ao programa que será usado para a reunião acontecer, a ser definido pela empresa. 

Diferenças entre entrevista online e presencial 

A entrevista online de emprego já existia muito antes da pandemia, sendo uma forma mais rápida e prática para ajudar na recrutação de novas pessoas para a empresa. Pode parecer que sim, mas na verdade, não há tantas diferenças entre a entrevista online e a presencial. 

O candidato ainda precisará se vestir bem, pesquisar sobre a empresa, assim como se portar de forma adequada. Tudo como se fosse em uma reunião presencial. 

Há diferença, no entanto, com relação ao gasto financeiro, pois não será necessário usar transporte para que o candidato vá até a empresa, por exemplo. 

É possível também marcar um horário mais propício para ambos, assim como ter contato com pessoas de outras regiões. 

Entrevista online substitui a presencial? 

No mundo atual, a entrevista online de emprego pode substituir a presencial, mas também há empresas que optam em realizar ambas. Não vemos muito a intenção das empresas em substituir por completo a entrevista presencial, realizando-a após as etapas iniciais de triagem dos novos funcionários. 

Atualmente, a entrevista online de emprego tem sido usada ainda nas etapas iniciais do processo de seleção, para que a empresa consiga identificar os candidatos que mais se encaixam com o perfil buscado. E, assim, somente esses candidatos são chamados para uma entrevista presencial. 

Etapas da seleção com entrevista online 

As etapas do processo seletivo que possui uma entrevista online tendem a continuar as mesmas, com o adicional da entrevista pela internet. Geralmente, os candidatos se inscrevem para as vagas e depois a empresa entra em contato para marcar a entrevista online. 

Na conversa online, a empresa avalia se o candidato realmente possui o perfil que está buscando e encaixa-se nas exigências. Se esse for o caso, posteriormente o candidato recebe o convite para uma entrevista presencial. 

De modo contrário, a empresa não realiza mais nenhum contato. Em alguns processos de seleção, podem ser realizados até mesmo testes a distância. 

Cuidados na entrevista online de emprego 

Se você for participar de uma entrevista online de emprego, é preciso ter alguns cuidados, como garantir que possui uma boa conexão de internet para que não haja problema na transmissão.

Além disso, veja se o áudio está em um volume adequado e sem interferências para que o recrutador da empresa consiga te ouvir tranquilamente. 

Os cuidados não param por aí: você também precisa pensar no local onde acontecerá a entrevista de emprego. Escolha um espaço com claridade, onde não haja muitos barulhos externos nem outras pessoas ao seu redor. 

Além disso, escolha uma parte bem decorada e que represente a sua personalidade pode ser um diferencial durante o processo seletivo. 

Os demais cuidados são referentes ao seu comportamento durante a entrevista online de emprego: 

  • escolha roupas apropriadas de acordo com a empresa, 
  • evite erros na fala e 
  • todos aqueles demais cuidados que já são imprescindíveis em entrevistas presenciais. 

Como ter um bom currículo 

Para conseguir participar de processos de seleção, você precisa ter um bom currículo que chame a atenção da empresa. Para isso, é mais simples do que imagina: faça cursos, participe de eventos, workshops e muito mais. 

Mesmo que você ainda não tenha experiências na área, ao mostrar que está sempre estudando, se profissionalizando e buscando melhorar, a empresa entenderá que tem muito conhecimento para aplicar e pode trazer bons resultados. 

Insira em seu currículo cursos que tenham ligação com a área que deseja atuar e para a qual se candidatou na empresa. 

4 Dicas para entrevista online de emprego 

Há algumas dicas que são fundamentais para todas as entrevistas de emprego, até mesmo aquelas realizadas online. Essas dicas, se seguidas por você, podem contribuir para que se saia bem em sua entrevista, aumentando suas chances de se diferenciar e se destacar entre os demais concorrentes. Confira as 4 dicas a seguir: 

Treine o que falar sobre você

É comum que nas entrevistas de emprego você tenha que falar sobre você e, em um primeiro momento, ficamos deslocados, gaguejando e somente enrolamos.

 Você será questionado sobre suas melhores habilidades, qualidades e será fundamental dar vários exemplos. Por isso, treine com antecedência e peça ajuda de amigos nessa etapa. 

Foque sempre no lado profissional

Essa dica tem a ver com a anterior, pois, ao listar suas habilidades e qualidades, você deve dar exemplos das mesmas no seu lado profissional ao invés do pessoal, mantendo a conversa sempre no mesmo patamar.

Faça anotações

No momento da entrevista, você pode ficar muito nervoso e esquecer tudo o que gostaria de falar, por isso faça anotações e fique com elas durante a entrevista. É importante também mencionar ao seu entrevistador, para que ele esteja ciente. 

Deixe tudo claro para o entrevistador

O nervosismo pode atrapalhar, assim como outros sentimentos que surgem com ele, por isso é fundamental você deixar claro para o entrevistador como está se sentindo. Com certeza, ele encontrará maneiras de te deixar mais tranquilo e tornar a conversa agradável. 

Quais as perguntas mais frequentes? 

Há muitas perguntas que são frequentes em entrevistas de emprego e por isso você pode se preparar já conhecendo-as e sabendo como respondê-las. Algumas delas mais frequentes são: 

  1. Quais são seus pontos fortes e fracos?; 
  2. Por que está interessado em trabalhar conosco?; 
  3. Onde você se vê em 5 anos? 
  4. O que você pode nos oferecer e várias outras. 

Como se preparar para uma entrevista online? 

Com todas as dicas e informações que trouxemos hoje, você tem tudo o que precisa para se preparar para sua entrevista online de emprego. 

Estude as perguntas mais frequentes, aprenda a falar sobre você mesmo e suas qualidades, escolha uma roupa adequada e treine bastante. Capriche no seu currículo e comece a enviá-los para as empresas da sua área de interesse, que logo encontrará uma ótima colocação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *