10 dicas de como se vestir para uma entrevista online

É difícil compreender a rapidez com que avançamos com a tecnologia. Quando se trata de entrevistas, as coisas realmente mudaram, agora você pode conversar cara a cara sobre um futuro trabalho sem sair de casa!

Isso traz algumas questões interessantes sobre a roupa ideal para entrevista, especialmente para as que são feitas via internet. Se você está se perguntando como se vestir para uma entrevista na online em que não se encontrará pessoalmente, as dicas a seguir irão prepará-lo para o sucesso.

Por que a aparência é importante em uma entrevista?

A aparência pode ser extremamente importante durante uma entrevista porque a forma como você se apresenta pode influenciar a decisão do entrevistador de solicitar uma segunda entrevista ou estender uma oferta de emprego.

Entrando em uma entrevista bem vestido e com trajes profissionais, o entrevistador pode notar você como alguém sério, dedicado e motivado para ter sucesso em sua carreira.

Por exemplo, um entrevistador pode estar mais propenso a abordá-lo de uma maneira profissional e amigável quando você se veste com trajes de negócios e mantém um penteado adequado, ao passo que comparecer à entrevista com o cabelo despenteado e vestindo roupas não profissionais pode deixar o entrevistador menos entusiasmado sobre falar com você.

Como se vestir para uma entrevista virtual de emprego

Uma entrevista é uma entrevista, não importa como seja realizada. Por esse motivo, sua roupa para uma entrevista online é tão importante quanto quando você está visitando o escritório de seu empregador. 

  1. Não vista apenas a parte superior

Vista-se completamente, da cabeça aos pés, com sapatos, acessórios e todas as roupas que usaria se fosse sair. Mesmo que pareça dispensável, imagine se você precisar se levantar em algum momento da entrevista? Seria totalmente constrangedor.

  1. Aposte em um look básico em caso de dúvidas

Normalmente, o traje para entrevista de negócios para homens é um terno completo combinando com uma camisa de colarinho engomada e gravata por baixo. Para as mulheres, um terno com saia preta é considerado o padrão, mas outras cores são aceitáveis, desde que o conjunto seja profissional.

  1. Não use pijamas ou leggings.

Psicologicamente, vestir-se totalmente com um traje de negócios vai colocá-lo no estado de espírito certo para uma entrevista de emprego. Esse pequeno truque mental é incrivelmente benéfico quando você está sendo entrevistado na sala de casa. 

Pensando assim, invista em sua roupa como se você estivesse indo pessoalmente ao encontro do recrutador. É um exercício mental que deixará você mais confiante e dedicado a ser chamado para a próxima etapa.

  1. Evite listras ou padrões

Usar listras ou padrões no vídeo pode criar uma distorção que distrai e é difícil de olhar. As listras na câmera acabam criando linhas onduladas que causam desconforto na visão. Se a ideia é fazer com que o recrutador se concentre em você, evite esse tipo de roupas. 

Isso se aplica ao seu plano de fundo também, mantenha-o simples e com cores sólidas. Tenha cuidado ao usar branco se for usar um fundo de cor clara, pois isso pode acabar deixando você pálido. Na dúvida, opte por cores mais contrastantes com sua roupa.

  1. Seja cauteloso com a maquiagem.

Você pode usar um pouco mais de maquiagem para se ajustar à iluminação ruim ou baixa qualidade de vídeo, mas não exagere. A maquiagem é muito menos importante do que a aparência geral. 

Contanto que seu cabelo esteja penteado e suas roupas não amassadas, a maquiagem não fará tanta diferença ou estragará uma entrevista.

Faça um teste no dia anterior para obter a aparência que deseja, para não ter que se preocupar com isso no dia da entrevista. Sempre comece com seu visual de maquiagem normal e, em seguida, ajuste-o conforme necessário para garantir que se traduza bem em vídeo.

O penteado também importa na hora da entrevista?

Ao se preparar para uma entrevista, considere as seguintes abordagens para modelar seu cabelo para garantir que você chegue à entrevista com uma aparência profissional e com sua melhor versão:

  1. Opte por estilos retos e elegantes

Se você tem cabelo comprido, pode optar por um visual liso e elegante para usar no seu cabelo. Seque o cabelo para obter uma aparência elegante e profissional. Evite ligar ventiladores ou umidificadores de ar se você optar por essa opção.

  1. Use ondas soltas ou cachos naturais

Outro estilo elegante para cabelos longos são ondas soltas ou deixar seus cachos naturais caírem pelas costas. Alguns cabelos cacheados precisam de muito pouco para ficarem perfeitos, outros precisam de um pouco mais de atenção. O importante é que fiquem soltos e elegantes.

  1. Experimente um coque elegante, rabo de cavalo ou trança longa

Em vez de deixar o cabelo solto, use um coque elegante ou rabo de cavalo, ou torça o cabelo em uma trança longa para mantê-lo longe do rosto. Coques elegantes, rabos de cavalo ou uma trança longa podem dar uma aparência profissional ao seu estilo, mantendo você confortável.

  1. Deixe seu afro à vontade

Mulheres com o cabelo afro – e homens também – têm, hoje em dia, maior liberdade para assumir o volume e o formato do seu cabelo. Se naturalmente você usa um black, prepare-o para a entrevista. 

Algumas pessoas gostam de lenços, tranças ou ornamentos. Todas essas também são excelentes opções, pois mostram seu cuidado e dedicação às suas raízes e fortalecem sua imagem como profissional. 

  1. Considere um bob reto ou encaracolado

Outra opção elegante é pentear o cabelo em um bob reto ou encaracolado. O corte bob é um penteado clássico que pode funcionar em uma variedade de configurações, incluindo o local de trabalho. Experimente este estilo emoldurando seu rosto e alisando o cabelo antes da entrevista.

Siga estas dicas e tenha uma aparência perfeita para seus recrutadores, aumentando consideravelmente suas chances de contratação.