Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Demissão pode atrapalhar sua carreira? Entenda

É muito comum que as pessoas associem sua identidade ao cargo que desempenham ou à empresa onde trabalham. É nesses momentos que costumam se perguntar qual o valor do seu talento depois de terem sido demitidas.

Uma demissão, além de envolver a renda familiar e a rotina do funcionário, também impacta sua autoestima. Assim, ele pode sentir que o seu trabalho não é tão bem feito, que não é tão competente quanto pensava e que seu currículo é inferior ao de seus colegas de trabalho.

Portanto, é preciso desmistificar algumas questões acerca da demissão.

Entenda se a perda do emprego pode influenciar sua carreira

O primeiro ponto a ser entendido após uma demissão é que ninguém é definido a partir de seu trabalho e os valores de uma pessoa nunca estão na empresa em que trabalham. Portanto, o sucesso profissional não deve ser medido por cargos ocupados ou salários recebidos.

Também é importante lembrar que uma carreira profissional nunca segue uma linha reta, mas é sempre marcada por percalços, curvas, subidas e descidas. E são nessas variações do percurso que são descobertas novas habilidades, novos contatos são feitos e novas experiências, exploradas.

Além disso, vale ressaltar que, assim como a jornada da vida passa por transformações, uma carreira também não é estática, e é sempre preciso se reinventar. A tristeza faz parte do processo de uma demissão, mas logo é a hora de refletir sobre o futuro profissional.

Para retomar a carreira, pode ajudar analisar aquilo que foi positivo e negativo no último emprego. Desse modo, com base na vivência, é possível pensar como serão os próximos passos. Avisar uma rede de contatos mais próxima também pode ser útil para mostrar o interesse de retornar ao mercado.

Por fim, o processo de demissão deve ser sempre utilizado para reflexões profundas acerca da vida profissional e pessoal. Entender o propósito da carreira e do dinheiro na vida pessoal é fundamental, pois ambos os aspectos andam juntos, mas não definem tudo.

Imagem: Freepik / freepik.com