Conheça 6 dicas para se sair bem em um concurso público

Conheça 6 dicas para se sair bem em um concurso público

O aumento da competitividade no mercado de trabalho e a desvalorização salarial estão fazendo muitos profissionais a investir no estudo com foco em um determinado concurso público. Afinal, as carreiras em órgãos municipais, estaduais ou federais são estáveis, muitas contam com ótimos salários e ainda inúmeros benefícios assegurados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como férias, 13º salário e bonificações. No entanto, a aprovação não é tarefa fácil e exige muita disciplina nos estudos. 

Para você se sair bem em um concurso público, selecionamos neste post seis dicas imperdíveis que serão muito úteis em sua trajetória. Confira! 

Trace um objetivo   

A primeira dica é bem óbvia, mas extremamente importante. Muita gente acha erroneamente que passar em um concurso público é uma resposta da sorte, do universo ou de uma determinada superstição. Pelo contrário, trata-se de um investimento. Por isso, você deve traçar um objetivo. Analise quanto tempo deverá ser destinado aos estudos, qual a prova você irá fazer, que disciplinas vão cair, enfim, monte um roteiro bem definido e siga-o à risca! 

Dessa maneira, as suas chances aumentarão consideravelmente. Afinal, quem sabe para onde está indo não se perde no caminho e tem mais motivação para continuar na jornada. 

Tenha disciplina   

Disciplina é a palavra-chave para concurseiros. Isso porque muita gente tem que conciliar um emprego e família com as horas dedicadas ao estudo. Não há tempo a perder. Portanto, faça o que tem que ser feito e evite distrações que possam atrapalhar no seu desenvolvimento intelectual.

Foque 

Foco é um companheiro essencial nesse momento. Saiba que o esforço de hoje será recompensado amanhã. A dica é criar o hábito de estudar, ou seja, é preciso reservar tempo todos os dias ao longo de um bom período de tempo. 

Motive-se  

A motivação é fundamental no sucesso para quem está em busca de uma vaga no serviço público. Apesar da teoria ser bem mais fácil do que a prática, existem algumas orientações que ajudam no processo da positividade. 

Beba muito líquido, cuide de sua alimentação, evite ingerir álcool, estude e esteja resolvido quanto ao seu objetivo. 

Tranquilize a mente  

Muita gente não consegue passar em um concurso público em razão do estresse ocasionado pela rotina exaustiva de estudos. Uma dica muito importante é saber equilibrar a sua vida. Reserve tempo para a família, para o lazer saudável e também para relaxar a mente. 

A leitura de um bom livro, um filme, uma visita ao parque da sua cidade ou uma caminhada no fim do dia podem ser boas sugestões. 

Monte um projeto de estudo  

Dentro do planejamento para se sair bem em um concurso público, está o projeto de estudo. Veja quanto tempo faltam de hoje até o dia da prova e como você pode se organizar. Priorize as disciplinas com maior peso na prova e esteja sempre de olho em assuntos da atualidade que possam ser motivo de questões. 

No mais, acredite e seja positivo. Assim, certamente o seu sonho será realizado. E aí, ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Fechar Menu