Concurso do Banco Central foi autorizado; veja cargos e vagas
Na última terça-feira (18), o Ministério da Gestão e Inovação anunciou que um novo concurso do Banco Central do Brasil foi anunciado. O intuito é garantir o preenchimento de 100 postos de trabalho na instituição.
Saiba o que se sabe até aqui sobre o certame e veja algumas dicas para se preparar para as provas.
Prazo para o lançamento do edital de abertura do concurso do Banco Central é de até seis meses
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou, na última terça-feira (18), que um novo concurso público foi autorizado com o intuito de preencher 100 postos de trabalho no Banco Central do Brasil. Na quarta-feira (19), a portaria Nº 3.620 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O documento determina um prazo de até seis meses para que seja lançado o edital de abertura do concurso público a partir da data de publicação da portaria. Além disso, deverá ser respeitado um espaço de dois meses entre o lançamento do edital e a realização da primeira prova.
O cargo ofertado no certame é de analista do Banco Central do Brasil, destinado a profissionais com ensino superior completo. Ao todo, 100 oportunidades serão disponibilizadas para essa função.
Vale ressaltar que a última edição do concurso do Banco Central foi realizada em 2013 e ofertou 500 vagas voltadas aos cargos de técnico e analista. Além disso, a remuneração oferecida variou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24. Nesse sentido, depois de dez anos, a demanda e a expectativa para o certame são altas.
Em relação à preparação para esse concurso, é fundamental seguir um plano de estudos bem estruturado. Portanto, vale se concentrar nos conteúdos específicos para cada cargo, utilizar materiais de qualidade, resolver questões antigas e realizar simulados. Não se esqueça da sua saúde física e mental.
Imagem: Reprodução/Shutterstock