Como saber a hora certa de desistir de um empreendimento e seguir em frente
Nos Estados Unidos, em média, 4,4 milhões de empresas são lançadas todos os anos. Quando o empreendedor abre o seu negócio, ele recebe diversas recomendações, mas, no momento de encerrar as atividades e fechar as portas, dificilmente encontra apoio.
Segundo a Forbes Advisor, 20% das companhias já fracassam no primeiro ano, 30%, no segundo ano, e 50%, no quinto. Caso você tenha aberto a sua empresa, mas está em dúvida se deve continuar esgotado ou então encerrar seu negócio, leve em conta alguns aspectos antes de se decidir.
Fechar ou não minha empresa?
Em primeiro lugar, é bastante frequente o adiamento dessa decisão porque o empreendedor tem receio de admitir que fracassou para os outros. No entanto, você pode acabar se surpreendendo com a reação de seus clientes, amigos e conhecidos, que poderão até mesmo apoiar as suas ideias para o futuro.
Além disso, se você estiver passando por problemas financeiros, esse cenário precisa ser considerado ao tomar sua decisão. O levantamento da Zippia aponta que 82% das pequenas empresas acabam fracassando por questões de fluxo de caixa. A segunda razão mais comum é a falta de demanda.
Nesse sentido, é importante identificar se não há outros empreendedores interessados em comprar a sua empresa. Muitas vezes, esses compradores são mais apaixonados e capacitados para administrar o seu negócio. Portanto, caso sua dedicação tenha diminuído, outros poderão servir melhor à comunidade.
Por fim, em algumas situações, suas metas de sucesso não estão mais alinhadas, então de nada adianta liderar uma empresa sem dívidas, com uma base fiel de clientes e um período extenso de atividade. Se não estiver mais encontrando satisfação no que faz, talvez seja o momento de fechar as portas.
Lembre-se que poderá até descobrir outros interesses e começar uma nova fase na sua vida profissional.
Imagem: Reprodução/Getty Images