Como manter um emprego após ser contratado
Alcançar o tão desejado emprego não é uma tarefa simples, frequentemente envolve um processo que exige tempo e paciência. Mas e quando finalmente se consegue? Quais ações podem auxiliar na manutenção de uma posição no mercado de trabalho? Afinal, essa também é uma etapa que requer grande dedicação.
Foram essas e outras questões abordadas pela psicóloga e especialista em gerenciamento de carreira Vânia Goulart na coluna “Vida e Carreira” desta segunda-feira (26) na BandNews FM ES. Leia a matéria e confira!
Mudanças cerebrais
Seja por indicação ou por processo seletivo, após conseguir um emprego, mantê-lo é o foco de todos. Mas como agir para que isso seja possível e a demissão não seja uma opção? De acordo com Vânia, o nosso cérebro passa por algumas mudanças ao conseguirmos um novo emprego.
Após enfrentar o período de desemprego, ao entrar em um novo trabalho, o nosso cérebro passa por um processo de relaxamento. Isso ocorre durante e após os chamados “três meses de experiência”, onde é comum acreditar que já se tem o trabalho garantido.
Entretanto, Vânia ressalta a importância de conservar e manter as principais características que te fizeram conseguir aquele emprego em questão. Isso serve não somente para manter a oportunidade, como também para crescer e se desenvolver dentro da empresa.
Como manter o seu emprego
- Se integre com a empresa: faça parte dos processos, conheça os canais de comunicação, os locais e quem são as pessoas importantes da empresa. Mostre o seu interesse em saber tudo sobre onde você trabalha;
- Disponibilidade para aprender: a melhor informação é aquela que você recebe, por isso, busque aprender antes de ensinar. Os processos de cada empresa são diferentes, então mostre interesse e disponibilidade para aprender como funciona os da empresa em que você está e só depois agregue com o seu conhecimento;
- Colabore com quem está ao seu redor: que tal se importar com as responsabilidades dos seus colegas de trabalho também? Compreender como funciona pra eles, como é o processo de cada setor, mostrar que se importa em aprender e ajudar os seus colegas também é essencial;
- Se autoavalie: procure saber o que você tem agregado para a empresa, onde tem o seu nome e o que você pode mudar para melhorar.
Esses são 4 pontos importantes que Vânia cita para que você tenha sucesso no novo emprego e o mantenha por muito tempo.
Imagem: pressfoto/Freepik