Blog

Mantenha-se atualizado com os últimos artigos
Como-entrar-em-contato-com-um-recrutador-no-LinkedIn

Como entrar em contato com um recrutador no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional que proporciona inúmeras possibilidades e oportunidades de carreira. Atualmente, essa plataforma assume um papel estratégico para empresas e profissionais, auxiliando na busca e alcance de seus objetivos, ao otimizar as buscas, ofertas e procuras por recolocação no mercado.

Quer conhecer melhor esta opção de networking e relacionamento profissional e saber como contatar um recrutador para possuir mais chances de ser bem-sucedido? Descubra nesse artigo como utilizar e ter sucesso no LinkedIn.

Conheça melhor o LinkedIn

Segundo a própria rede social, o LinkedIn é a maior rede profissional existente e conta com mais de 750 milhões de usuários em cerca de 200 países. A plataforma é focada na geração de conexões e relacionamentos corporativos.

No LinkedIn, qualquer profissional pode divulgar seu currículo, buscar empregos e contatar pessoas de diversos lugares do mundo mediante a solicitação de conexões e mensagens. 

As empresas utilizam a rede para buscar candidatos, de acordo com a necessidade de suas vagas ou mesmo perfis de potenciais clientes.

Quem são os recrutadores?

Os recrutadores são pessoas encarregadas de selecionar e preencher vagas de emprego para empresas. Além disso, podem prestar consultoria pessoal, fornecendo instruções sobre etiqueta, cultura, alinhamento de expectativas, código de vestimenta e negociações salariais.

Algumas seleções são feitas com profissionais terceirizados, que cobram da empresa um valor adiantado para encontrar um candidato ideal. Por vezes, os candidatos buscados não precisam ter graduação ou cursos técnicos, apenas atender a requisitos específicos para executar certas funções.

O recrutamento também pode ser feito por  uma agência ou colaborador temporário designado especificamente para realizar contratação efetiva ou não. Neste caso, existe certa competitividade entre empresas do gênero para demonstrar eficiência e apresentar os candidatos certos para as oportunidades de emprego confiadas a eles.

Geralmente, em situações assim, o pagamento ao recrutador é feito somente se o candidato ideal for encontrado e contratado por meio dele. Caso não ocorra, consequentemente, não há retribuição financeira. Em empresas maiores, pode ocorrer das seleções serem realizadas internamente.

Junto à área de recursos humanos. Profissionais que atuam dessa maneira são responsáveis pela divulgação e distribuição da vaga, reunião e fornecimento de candidatos e currículos, além da triagem (pré-seleção).

A partir daí, relaciona-se uma lista de candidatos a serem entrevistados novamente e apresentados ao gerente responsável pela efetiva contratação.

Muitos recrutadores costumam utilizar o LinkedIn para localizar candidatos qualificados. Por isso, criar um perfil na plataforma pode ser essencial para a ampliação de oportunidades.

Este tipo de profissional, geralmente, conhece as empresas que estão contratando funcionários e ficam a par do salário e benefícios oferecidos. Por isso, ele é ideal para prospecção de vagas de empregos, esclarecimento de dúvidas e recebimento de informações.

Como buscar recrutadores no LinkedIn?

Quem deseja aumentar a visibilidade do seu currículo para certa função pode se beneficiar muito da busca por recrutadores no LinkedIn.

Os candidatos podem contatar esses profissionais pela rede social, simplesmente, ao possuir um perfil completo e focado em SEO (otimização de sistemas de buscas), que esteja disponível para ser visto por todos.

Quando um recrutador precisa realizar uma contratação para uma vaga de determinada área, ele, geralmente, é impulsionado por palavras-chave ao realizar suas pesquisas na rede.

No entanto, caso o profissional que busca a vaga prefira, poderá identificar recrutadores da sua área e enviar uma mensagem sucinta e clara. Dessa maneira, o candidato chama a atenção deles e inicia a construção de um relacionamento profissional.

Outra opção ainda é ativar a função #OpenToWork do LinkedIn, demonstrando que você busca um emprego ou está aberto a novas oportunidades de trabalho.

O usuário da plataforma que ativa esta função é facilmente detectado, já que sua foto de perfil ficará envolta por um círculo verde com a hashtag.

Além disso, é possível que o usuário compartilhe posts originais ou recompartilhe conteúdos de suas conexões, divulgando ainda mais as oportunidades ou candidatos.

Evite enviar pedidos de conexão aleatórios para recrutadores que podem nem ter vagas em sua área ou empregos que não correspondam à sua atuação e habilidades. 

É possível realizar um filtro na plataforma para localizar os profissionais de RH ideais para fazer a recolocação. Alguns smartphones podem não oferecer todas as opções disponíveis, por isso é interessante utilizar um computador ou notebook para realizar essa busca.

Acesse a página inicial do LinkedIn e faça login em sua conta. Após, clique em “minha rede” na barra superior e “conexões” ao lado esquerdo da tela. Selecione “pesquisar com filtros” e, em seguida, em “todos os filtros”.

No campo “conexões”, marque 1ª, 2ª e 3ª. Role a tela até “setor” e selecione as áreas de seu interesse.

Na seção “palavras-chave”, digite “recrutador” no campo “nome”. Insira “aquisição de talentos”, “gerente de contratação” ou termos similares no campo “sobrenome”.

Clicando em “exibir resultados”, aparecerão diversos perfis de recrutadores que atendem os filtros aplicados. Assim, o usuário poderá se conectar com algum deles que deseja realizar contato.

Uma dica é adicionar uma mensagem personalizada junto à solicitação de conexão. Não tenha receio de conectar-se com recrutadores e profissionais relevantes.

O que dizer ao recrutador em uma mensagem?

Ao enviar uma mensagem ao recrutador, busque ser breve, escolha palavras claras e atente-se a possíveis erros gramaticais.

Sua mensagem deve ser como um e-mail profissional. Evite informalidades. Exponha suas habilidades, ferramentas que domina e projetos que você trabalhou.

Caso tenha localizado alguma postagem do recrutador referente a uma oportunidade que lhe interessou, sinalize em sua mensagem.

O retorno pode não ser imediato, mas tenha em mente que estará construindo relacionamentos e investindo em possibilidades.

Tirou proveito das informações de auxílio para contatos bem-sucedidos com recrutadores? Então, salve este conteúdo para consultar sempre que precisar e recapitular as ações necessárias.

Caso coloque em prática essas dicas, compartilhe conosco seu feedback.