Carreira na área de dados pode ser uma excelente opção para quem gosta de TI
Já há alguns anos, a área de dados é uma opção promissora para profissionais de tecnologia da informação, apresentando diversas possibilidades de carreira e potencial de crescimento. Mas existem algumas habilidades desejadas por esse mercado e dicas que poderão ser diferenciais para quem deseja seguir nessa carreira.
De modo geral, o profissional de dados é aquele responsável por coletar, processar, analisar e interpretar dados visando fornecer insights valiosos aos diversos setores de uma empresa. Mas, então, o que é necessário para se tornar um trabalhador dessa área? Conheça mais detalhes sobre a carreira de dados.
Carreira está subdividida em diferentes especializações
Entre as diferentes subdivisões da profissão estão analista, cientista e engenheiro de dados, e cada uma é responsável por funções diversas. O analista, por exemplo, coleta e analisa dados, e cria relatórios para as equipes de negócios. Já a função do engenheiro é gerenciar toda a parte de infraestrutura de dados.
Os que tiverem interesse em trabalhar nessa área deverão possuir algumas capacidades específicas, como habilidades em programação, conhecimentos em matemática, estatística e probabilidade, além de familiaridade com ferramentas de visualização de dados. Trabalho em equipe também é uma exigência.
Vale destacar que a demanda por esses profissionais de dados, que está crescendo cada vez mais, deverá seguir em expansão. Isso porque empresas de vários setores estão buscando formas de coletar e analisar dados para melhorar diversos aspectos de seus negócios, como sua competitividade, por exemplo.
E, em um contexto de surgimento de diversas inteligências artificiais, o conhecimento de analytics e ciência de dados é fundamental para esse profissional. Essas habilidades ajudarão na coleta e análise de dados, no treinamento de novos modelos e no seu monitoramento e aprimoramento constantes.
Sendo assim, dentro da carreira de dados, há diversas áreas de atuação, como análise de dados em marketing, análise de negócios, inteligência artificial, dados financeiros e muitas outras. Portanto, cabe ao profissional verificar e identificar qual a sua área de maior interesse e que se adeque às suas habilidades.
Imagem: Reprodução/Getty Images