Campinas conquistou a 7ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), posicionando-se à frente de 21 capitais, incluindo cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Dentro da região Sudeste, Campinas alcançou o 4º lugar. Saiba mais!
Os 20 municípios mais competitivos
- Florianópolis (SC);
- São Paulo (SP);
- Barueri (SP);
- Porto Alegre (RS);
- São Caetano do Sul (SP);
- Curitiba (PR);
- Campinas (SP);
- Vitória (ES);
- Santana de Parnaíba (SP);
- Santos (SP);
- Maringá (PR);
- Belo Horizonte (MG);
- Balneário Camboriú (SC);
- São Bernardo do Campo (SP);
- Blumenau (SC);
- Jundiaí (SP);
- Jaraguá do Sul (SC);
- Criciúma (SC);
- Indaiatuba (SP);
- São José do Rio Preto (SP).
O ranking completo está disponível através deste link.
Mais detalhes sobre o estudo e a colocação de Campinas no ranking
O CLP, uma organização suprapartidária em atividade desde 2008, busca desenvolver novas lideranças públicas por meio de cursos, eventos e ações em todo o país.
O seu estudo para a criação do Ranking de Competitividade dos Municípios considera municípios com mais de 80 mil habitantes, baseando-se em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta edição, foram analisados indicadores de 410 municípios.
Essa avaliação engloba 65 indicadores divididos em 13 setores, incluindo Inovação e Dinamismo Econômico, Inserção Econômica, Educação, Saúde, Sustentabilidade Fiscal, Eficiência da Administração Pública, Telecomunicações, Capital Humano e Saneamento. Cada setor possui um peso distinto, cujos indicadores são combinados para resultar em uma nota final.
Em 2023, o Ranking de Competitividade dos Municípios está em sua 4ª edição e busca:
- Fomentar a competição saudável entre os municípios;
- Oferecer um panorama abrangente dos fatores de competitividade;
- Reconhecer casos de sucesso;
- Proporcionar uma ferramenta para que os cidadãos avaliem e fiscalizem o desempenho dos formuladores de políticas públicas;
- Possibilitar comparações claras e concisas entre as localidades.
Nessa edição, Campinas obteve a pontuação de 62,29, enquanto a líder Florianópolis atingiu 65,92.
Nesse sentido, o estudo do CLP destaca os fatores que contribuem para o bom posicionamento de Campinas, principalmente em Inovação e Dinamismo Econômico (a cidade se classifica em 6º lugar nacional nesse quesito), seguido por Sustentabilidade Fiscal, Saneamento, Qualidade da Saúde, Eficiência da Administração Pública, Acesso à Educação e Segurança.
O ranking avalia três dimensões: Economia, Instituições e Sociedade. Na dimensão “Economia”, que considera indicadores financeiros e fiscais, Campinas ocupa o 8º lugar entre os 410 municípios avaliados. Em “Instituições”, a cidade está na 20ª posição e, em “Sociedade”, ocupa a 25ª colocação.
Os detalhes completos sobre a posição de Campinas podem ser encontrados neste link.
Imagem: Reprodução/Arayara.org