Empregos e Concursos
Encontre seu novo trabalho ou vaga pública em concurso.

Brainstorming: Saiba o que é e como usar para melhorar seu negócio

Você já ouviu falar sobre Brainstorming? Um termo muito conhecido para quem trabalha com criatividade, comunicação e inovação, é uma técnica muito utilizada em equipes para estimular a criatividade e o processo de criação.

Nesse caso, é uma forma super eficiente de troca de ideias para a geração de ideias criativas. Mas, não é utilizado apenas no âmbito corporativo: pode ser usado até na vida pessoal, escolar… Para gerar novas saídas!

O brainstorming pode ser utilizado por todos os tipos de empresas, do MEI ao gigante do setor. Basicamente, o negócio precisa crescer, com novas ideias, novas soluções e maior lucratividade – então, como fazer isso? Inovando!

Como realizar o brainstorming em seu negócio?

Grupo realizando um brainstorming
Imagem: Reprodução/Freepik

Para entender como resolver problemas, aumentar vendas, ter novas ideais, você precisa ter em mente as 4 bases do processo:

  • Gerar ideias – tantas quantas forem possíveis;
  • Não julgar ninguém por uma ideia até o fim do processo;
  • Incentivo ao pensamento fora da caixa;
  • Combinação de ideias, contribuição e engajamento.

O pensamento livre gera ideias que poderiam ser descartadas, caso não tivessem sido faladas, maturadas e até aperfeiçoadas durante o processo criativo. Ninguém se sente inibido de dar opiniões e ideias.

Para o seu negócio, você pode utilizar para:

  • Melhorar suas vendas;
  • Transformar o seu negócio;
  • Explorar a experiência do cliente;
  • Expandir o mercado;
  • Mudar a percepção do cliente.

Quanto mais ideias, melhor – isso vai dar ainda mais opções de escolha na hora de tomar uma decisão ou de recalcular uma rota em sua empresa. É importante deixar a criatividade fluir!

E sabe aquela ideia que parece loucura? É mais fácil aperfeiçoá-la do que pensar em uma nova. É desses momentos que saem soluções inovadoras.

Além disso, para toda a equipe, o momento do brainstorming é produtivo: eles interagem bem, engajam para o direcionamento da ideia e resolução do problema, e deixa todo o dia a dia mais produtivo. Além de, é claro, aprimorar a comunicação de toda a sua equipe!

Imagem: Reprodução/Freepik